O que acontece com o Brasil em caso de guerra nuclear?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Haveria algumas centenas de milhares de mortos e os sobreviventes ficariam entre os escombros dos edifícios desabados, as ruas obstruídas, impedindo a passagem das ambulâncias e bombeiros que porventura viessem de pontos mais distantes não atingidos.

Livrar-se de possível contaminação
Se for um abrigo público, também será preciso limpar ao máximo o ambiente ao redor e manter distanciamento das outras pessoas, além de usar máscara, caso tenha.

Hoje, o risco de uma guerra nuclear está no nível mais alto desde o auge da Guerra Fria. Em 1945, a ONU foi fundada para evitar uma nova Guerra Mundial. Mas os mecanismos multilaterais de prevenção e resolução de conflitos já não funcionam.

Atualmente acredita-se que existam 63 bunkers em funcionamento no Brasil, sendo 53 deles no Estado de São Paulo. A estimativa é da empresa RCI First, responsável pela construção de 58 deles. A maior concentração está nas mansões dos bairros ricos da capital: Morumbi, Jardins e Alto de Pinheiros.

Coreia do Norte

Coreia do Norte está mais capacitada para realizar um ataque nuclear contra os EUA, dizem analistas.

Uma guerra nuclear moderna pode matar até 5 bilhões de pessoas devido ao impacto da fome global desencadeada pela fuligem que bloquearia a luz solar, afetando plantações. Essas baixas seriam maiores que as causadas pela explosão, estimam cientistas da universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que as pessoas próximas à explosão se protejam virando as costas e protegendo os olhos, caindo no chão com o rosto para baixo e as mãos dobradas por baixo e, se possível, cobrindo o nariz e a boca com um pano.

Bloomberg — Um novo estudo sobre o impacto que uma guerra nuclear poderia causar ao mundo concluiu que qualquer conflito mergulharia o planeta na escuridão e faria com que as temperaturas caíssem drasticamente, o que acabaria com grande parte da vida marinha.

Islândia

Neste ranking, a Islândia figura como o primeiro. Tanto por sua localização geográfica (no extremo norte da Europa, no meio do Oceano Atlântico) como por sua tradição pacifista.

Tente blindar a radiação – Se não der para se esconder, procure uma forma de blindar a radiação. Segundo Emico, todo material absorve radiação em maior ou menor quantidade. Alguns materiais, como o chumbo, absorvem mais do que outros devido ao seu número atômico alto.

Chefe da diplomacia da União Europeia diz que se a Rússia usar arma nuclear, exército russo será aniquilado | Mundo | G1.

A Terceira Guerra Mundial teria ainda como consequência o aprofundamento de crises econômicas, sanitárias e de abastecimento, notadamente de alimentos, atingindo sobretudo as nações menos desenvolvidas economicamente.

Agora, mesmo com tantas ogivas sob controle de cada país, uma guerra nuclear é considerada improvável. "Uma guerra nuclear é altamente improvável. Isso não significa, no entanto, que um conflito armado convencional entre Estados específicos não venha a acontecer.

70.000 pessoas

Pelo menos 70.000 pessoas morreram na explosão inicial, enquanto aproximadamente 70.000 morreram devido à exposição à radiação.

O bunker é capaz de acomodar 75 famílias por até cinco anos, e possui toda a infraestrutura necessária para sua sobrevivência e até lazer, com piscina, área para cachorros, cinema, sala de exercícios, além de consultório médico e odontológico.

Qualquer pessoa pode construir um bunker debaixo de casa; basta ter dinheiro. No Brasil, a empreitada pode custar de R$ 750 mil até R$ 15 milhões. O valor varia de acordo com o número de pessoas que serão abrigadas, os recursos tecnológicos instalados e o tempo necessário de abrigo.

Localizado a 30 metros de profundidade em um bunker da época da Guerra Fria na Suécia, protegido por sistemas de vigilância e portas de aço de 40 cm de espessura, o Bahnhof Pionen é considerado um dos data centers mais seguros do mundo.