O que acontece com o bebê na barriga quando a mãe dorme?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quais são as coisas que o bebê faz dentro da barrigada da mamãe? O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

"Pode acontecer um fluxo restrito de sangue para o bebê quando a mãe se deita de costas ou sobre o lado direito por longos períodos de tempo", afirmou o professor Lesley McCowan, chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da universidade.

Massagear a barriga
A sensibilidade ao toque surge por volta da 20ª semana de gravidez. A partir desse período, o bebê passa a sentir e até a reagir, seja com uma leve aceleração dos batimentos cardíacos ou empolgadas piruetas, aos carinhos e massagens recebidos.

Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Segundo este estudo, as posições menos indicadas para as grávidas dormirem são sobre o lado direito ou com a barriga para cima. Isso acontece porque nessas posições aumentam-se as chances de o bebê comprimir a veia cava inferior da mãe.

Também, é importante destacar que o bebê para de se mexer quando dorme. Isso leva de 20 a 40 minutos, porém, algumas crianças podem dormir mais que 90 minutos. Se você está lendo e pensando “que bom que o neném dorme na mesma hora que a mãe”, está enganada!

Sim, é perfeitamente normal. Os bebês se mexem por reflexo, em busca de uma posição confortável porque, mesmo dentro do útero, eles podem querer ficar de outro jeito. Então, quanto mais espaço eles têm, maior a liberdade para se movimentar. Ou seja, é normal que nos primeiros meses os bebês se mexam bastante.

Para os pesquisadores, ficou evidente que dormir demais, e não pouco, pode ser considerado um fator preditivo da DMG. Por outro lado, horas insuficientes de sono na gravidez tampouco beneficiam uma pessoa grávida. A privação de sono nessa fase está associada a maiores níveis de biomarcadores de inflamação.

Esse impacto não afeta o bebê que está protegido pelo líquido amniótico.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.

Faça carinhos e massagens na barriga
Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe. Há mulheres que relatam que quando fazem algum tipo de carinho na região, o bebê faz alguns movimentos como resposta.

Ouvir o coração do bebê
Além do aparelho, há um aplicativo gratuito com o mesmo nome - "Shell". O app está disponível para Android o iOs. O BabyScope é outra alternativa, pois permiti que a mamãe ouça os batimentos cardíacos.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

O motivo mais comum
Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor. É uma autocobrança excessiva diante da responsabilidade de estar construindo uma nova família. Em todos os casos, é raro que a rejeição do marido seja resultado do fim do amor pela mulher.

Há relatos de que comer chocolate aumenta a quantidade de glicose enviada ao feto e, por conta disso, ele se movimenta mais. Apesar da crença popular, não há comprovação científica de que isso ocorra, porque a glicose passa ao feto na quantidade em que ele precisa.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

A gestante também pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem a preocupação de "amassar o bebê". Após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga.

É comum que algumas mulheres fiquem preocupadas ao se depararem com a sua barriga e ver que há barrigas diferentes na gravidez, mas temos que saber que isso é normal! Há barrigas que crescem mais e mais rápido, outras que apontam mais, e portanto, todas elas são diferentes e variam de mulher pra mulher.

Pois bem, dissemos isso especialmente porque nessa fase, por volta das 20 semanas de vida (um pouco antes de 5 meses completos), os pequeninos já conseguem ouvir vozes. Em outras palavras, isso significa que você já pode começar a ler para eles!