O que acontece com Joventino no final de Pantanal?

Perguntado por: lmota3 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Joventino morre em Pantanal? O rapaz termina a trama vivo e longe do perigo. Alcides vai desistir de matar o marido de Juma (Alanis Guillen) pois terá que pedir abrigo na fazenda de José Leôncio após Tenório (Murilo Benício) descobrir que ele mantém um caso com Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

No final da novela Pantanal de 1990, Joventino termina sem o pai e a mãe. José Leôncio morre de infarto e Madeleine é vítima de um acidente de avião ao viajar ao Mato Grosso do Sul. Porém, é possível que Jove ainda tenha a companhia da mãe no final do folhetim em 2022.

Tadeu esperou que os irmãos ganhassem distância e ultrapassou os dois. Foi o vencedor, feliz da vida. Jove e José Lucas comemoraram a vitória do irmão.

Pantanal terá reviravoltas nas vidas de dois casais. Guta (Julia Dalavia) trocará Tadeu (José Loreto) por Marcelo (Lucas Leto) após reencontrar o suposto irmão. O peão, no entanto, não sofrerá por muito tempo. Ele ficará com Zefa (Paula Barbosa) e se casará com a empregada na novela das nove da Globo.

O que acontece com Juma Marruá em Pantanal? Na versão original da trama, Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) se casam. No último capítulo, o tempo avança, ela fica grávida e dá à luz a uma menina na beira do rio. A garota surge ao lado do Velho do Rio, que lhe conta a história da menina-onça.

Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; tapera se tornou esconderijo de um dos vilões da novela. No capítulo desta segunda (19) de Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) confidenciou a Juma (Alanis Guillen) que Tadeu (José Loreto) não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira).

A morte do Velho do Rio
“Eu deixei que você viesse em meu encontro”, diz. O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata.

A comitiva retorna para a fazenda, José Leôncio chama por Joventino, mas o pai não está lá. Ele então vai procurá-lo mata a dentro.

No fim da trama, Joventino aparece para o filho e revela que durante uma luta com o marruá na mata, o peão caiu do cavalo e foi atingido no pescoço por uma cobra conhecida como "boca de sapo". Em seguida, morreu e se tornou o velho do rio.

Assim como na primeira versão da novela, a tão cobiçada sela acaba ficando com o filho de Filó (Dira Paes).

Tadeu

Tadeu vence a raia e consegue a sela do avô

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

Filó

Ainda no desfecho da trama, Zé Leôncio oficializa a união com Filó.

Além das mortes de Solano (Rafael Sieg) e Tenório (Murilo Benicio) nesta reta final, José Leôncio também vai falecer antes da novela acabar. Ele, que já dá sinais que não está bem de saúde, sofre uma parada cardíaca no último capítulo da trama após se casar com Filó e ter a noite de núpcias.

Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho. O personagem ainda contará como se tornou a entidade e passa o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.

Joventino se fundirá de vez com à natureza do Pantanal com as próximas passagens de tempo na trama. Após o filho dele se casar no Rio de Janeiro e voltar à fazenda com Madeleine (Bruna Linzmeyer), a loira engravidará.

O capítulo final terá o casamento de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes) e a morte do patriarca. Com isso, ele não só encontrará o Velho do Rio (Osmar Prado), como se transforma nessa figura mítica de proteção da natureza.

Depois de sair da fazenda de Tenório (Murilo Benício), Solano (Rafa Sieg) se abrigará na tapera de Juma (Alanis Guillen), em “Pantanal”.

O fazendeiro sequestra os dois para uma tapera. Ele ameaça a ex-mulher e diz que vai acabar com a vida do casal. Maria implora para sair com vida e diz que ama Alcides. Tenório finge que vai soltar os dois, e tira apenas a mulher da tapera e começa a torturar Alcides.

Juma (Alanis Guillen) vai tomar gosto pela morte depois de devorar Solano (Rafael Sieg) em Pantanal. Transformada em onça, ela matou o pistoleiro de Tenório (Murilo Benício) e prometerá a Muda (Bella Campos) que fará o mesmo com o bigodudo da novela das nove da Globo.

Trindade (Gabriel Sater) já comentou com o personagem de Marcos Palmeira que acredita que a entidade é Joventino (Irandhir Santos), o pai de Zé Leôncio que desapareceu depois de perseguir um boi no mato.