O que acontece com girassol de noite?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A noite, percorrem o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte. Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação. A partir de então, não voltam a girar pelo resto da vida, e ficam voltados para o oriente indefinidamente, até morrerem.

"Os girassóis imaturos seguem se movimentando com o Sol, mas, quando amadurecem, se acomodam, e passam a olhar apenas para o leste", afirma o estudo. É o crescimento desigual dos talos que provoca o giro. E quando deixam de crescer, deixam de girar.

Quanto mais robusta a planta, maior o tempo de vida e mais ela demora pra se desenvolver e chegar à maturidade. Quanto mais frágil ela for, mais rápido ela floresce e produz sementes, como estratégia para garantir as próximas gerações.

Ou seja, dizer que faz mal ter plantas no quarto ou dormir perto de plantas, é mentira! Elas não vão roubar o oxigênio, nem produzir algum gás tóxico.

Elas só querem se proteger. O fechamento das folhas é uma defesa natural em reação a qualquer tipo de toque, percebido pela planta como um ataque em potencial. “Se um predador encostar nessas folhas, ele se afastará quando elas se fecharem”, afirma a bióloga Sônia Perez, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Nesses textos, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.

A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.

Aí está a sua primeira lição: a HUMILDADE. Se você quer ser grande, primeiro é preciso cultivar a humildade, olhar as tuas raízes e reconhecer a tua origem. E quando o sol rasga o horizonte, as folhas do girassol parecem reviver. Ganham força e abrem-se num gesto de acolhimento.

O girassol significado é “felicidade” e, por conta de sua cor vibrante, simboliza calor, vitalidade e energia positiva.

Como acontece com as plantas chamadas anuais, o ciclo de vida do girassol não ultrapassa 12 meses, a partir das sementes. Cultive-o em vasos ou canteiros com bastante composto orgânico, em local ensolarado, mantendo a terra úmida, nunca encharcada ou seca demais.

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza. Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...

O transplante do girassol para um vaso maior, ou mesmo para o jardim, não é recomendado. Essa planta nasce, cresce, floresce e morre dentro do período de um ano. Esse ciclo é natural.

O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. A noite, percorrem o sentido contrário para esperar novamente sua saída na manhã do dia seguinte. Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação.

O sol é importante
Dessa forma, a flor poderá se manter viva por mais tempo, iluminando o ambiente. O mais indicado é deixar o girassol em um espaço externo, como um jardim ou quintal. Se você mora em apartamento, busque locais próximos a janelas e varandas.

Ele atrai várias espécies de “vaquinhas” dos gêneros Diabrotica, Paranapiacaba e Microtheca (besouros-pragas), besouros desfolhadores da espécie Astylus variegatus, mosca-branca,ácaros,lagartas mede-palmo, bem como as dos gêneros Spodoptera e Helicoverpa, que são importantes pragas do tomateiro.

Sua planta é um ser vivo, para viver bem ela necessita de sol, água e nutrientes. Assim, cultive em local com no mínimo 3 horas de sol. Observe a planta diariamente e irrigue sempre que necessário, de forma a manter o solo úmido. Flores pequenas de cores vermelho e marrom sombreados, com centro escuro.