O que acontece com farpa no dedo?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 12 votos

Em algumas situações, pode até sair pus e, em outras, a farpa é englobada, ou isolada, formando uma cicatriz que pode ficar estável ao longo da vida ou, depois de algum tempo, voltar a incomodar", informa Wendell Uguetto, cirurgião plástico da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e do Hospital Israelita ...

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

Faça um pequeno furo na pele, sobre a ponta da farpa que estiver mais perto da superfície. Tente levantar a farpa com a ponta da agulha para poder pegá-la usando a pinça ou o cortador de unha. Não tente tirar toda a farpa com a agulha, pois você vai piorar o machucado e pode quebrar a farpa.

Removendo a farpa com uma pinça
Lave as mãos por cerca de 20 segundos com água morna e sabonete. Lave a área afetada com água e um sabonete neutro ou use álcool em gel ou algo semelhante. Seque as mãos e a área próxima à farpa antes de tentar removê-la.

[Gramática] A palavra Ferpa é um regionalismo, de uso popular; farpa é a grafia preferencial e indicada para se referir à lasca que acidentalmente entra na pele.

Para remover espinhos maiores ou muito profundos na pele, a melhor maneira é usar uma pinça. Vai demorar um pouco e pode ser uma tarefa muito tediosa, mas é super eficaz.

Deve-se remover o corpo estranho com um pinça limpa ou agulha esterilizada com fogo, depois de fria.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

Se o espinho que tem uma parte para fora da pele, não sair facilmente com o auxílio de uma pinça ou fita adesiva, pode-se experimentar aplicar um pouco de cola na região onde o espinho entrou. O ideal é usar cola branca PVA e deixar secar.

Mantenha a pele sempre limpa
Qualquer tipo de processo inflamatório deve estar sempre limpo e com a espinha isso não é diferente. Por isso, com produtos específicos para limpar a pele do rosto e mantê-la sempre livre de impurezas, especialmente o local no qual se encontra o processo infeccioso.

As lesões podem ser causadas por dentes, ferrões e espículas de animais. Essas estruturas morfológicas podem provocar perda de tecido, sangramento e infecções (por exemplo., bacterianas, fúngicas) após trauma e / ou envenenamento7. Se não forem bem tratadas, as lesões podem levar a sequelas graves.

Se você estiver com uma farpa na mão, use um copo para retirá-la. Coloque-o de cabeça para baixo ao redor da farpa e aplique pressão. Isso tornará mais fácil removê-la.

Faça um pequeno furo na pele sobre a lasca. Depois, pegue a pinça para alcançar a lasca e puxe-a com cuidado até retirar. Lave bem. Independente da forma como a lasca for removida, sempre limpe a região com sabão e água, aplique uma pomada antibacteriana e cubra com curativo.

Os espinhos na maioria das vezes atingem a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos.