O que acontece com a retirada da tireoide?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Após a tireoidectomia total, há algumas mudanças significativas que ocorrem no corpo do paciente. A remoção completa da tireoide afeta diretamente a produção de hormônios tireoidianos, o que pode levar à necessidade de reposição hormonal para equilibrar os níveis dessas substâncias no organismo.

Principais indicações da Tireoidectomia
As indicações absolutas são por câncer de tireoide ou suspeita de malignidade, tireoide de tamanho aumentado comprometendo a respiração ou deglutição, excesso de funcionamento da glândula acarretando outros distúrbios (hipertireoidismo).

A cirurgia, conhecida como tireoidectomia, é um procedimento extremamente seguro. É realizado com anestesia geral, mas costuma durar no máximo duas horas. De maneira geral, o tempo de internação é de apenas um dia e o pós-operatório dura cerca de duas semanas.

Após a tireoidectomia total, há algumas mudanças significativas que ocorrem no corpo do paciente. A remoção completa da tireoide afeta diretamente a produção de hormônios tireoidianos, o que pode levar à necessidade de reposição hormonal para equilibrar os níveis dessas substâncias no organismo.

INCHAÇO E HEMATOMA
A manipulação cirúrgica deixa a região do pescoço com um pequeno inchaço, e isso é normal de acontecer. O que deve chamar a atenção é quando esse inchaço é muito grande, o que pode acontecer associado a um seroma ou mais raramente a um quadro de infecção.

O objetivo dessa cirurgia é fazer a retirada total ou parcial da glândula tireoide. A principal indicação da tireoidectomia é para os pacientes com suspeita ou confirmação do câncer de tireoide.

A cirurgia tradicional é sempre realizada com anestesia geral e costuma durar cerca de uma hora e meia” – Dr.

A disfunção na glândula da tireóide, responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento do organismo, é um problema comum principalmente entre as mulheres.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

Ainda assim, precisará passar por um período de repouso que dura de 10 a 20 dias, a depender do caso. Nesse tempo, é importante evitar esforços e atividades físicas. Também é recomendado manter-se afastado do trabalho, em especial para os profissionais que desempenham tarefas muito pesadas.

A recuperação pós-operatória da cirurgia de tireoide dura entre 15 e 30 dias, período em que é recomendado que o paciente evite fazer esforço físico intenso e tome cuidado com a exposição solar.

A cirurgia de tireoide não altera a voz, isso porque durante o procedimento o médico cirúrgico irá realizar a dissecção do nervo vocal. O que pode ocorrer é a inflamação do nervo devido a manipulação cirúrgica, chamada de praxia, que pode alterar a voz.

Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os nódulos na tireoide ocorrem em 60% da população. É comum associá-los com riscos de algo mais grave, como câncer, mas cerca de 90% desses casos são benignos. Ou seja, a maioria dos nódulos normalmente não apresentam grande perigo.

A cirurgia da tireoide em si não engorda, porém quando há a retirada parcial ou total da glândula sua função fica alterada e com isso, o paciente pode ter alteração no metabolismo que leve ao ganho ou à perda de peso.

Nos pacientes com hipotireoidismo, a droga leva a uma perda de peso que ocorre não só por queima da gordura, mas principalmente por reduzir a retenção de líquidos. Em geral, o paciente perde 2 a 3 quilos apenas.