O que acontece com a resistência quando a corrente aumenta?

Perguntado por: eviana4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Quanto mais comprido for o condutor, maior será o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica, aumentando a chance de ocorrerem colisões e perdas de energia. Portanto, quanto maior for o comprimento, maior será a resistência elétrica.

A resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente ...

“A corrente que flui por um resistor é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor de sua resistência”.

A corrente elétrica i mede o fluxo de cargas pelo corpo em Ampères, ou em C/s. A corrente elétrica é diretamente proporcional à resistência elétrica dos corpos: quanto maior a resistência elétrica de um corpo, menor será a corrente elétrica a atravessá-lo.

Quanto maior for a resistência de um resistor, maior será a quantidade de energia que ele dissipa em forma de calor a cada segundo, em outras palavras, maior será a potência por ele dissipada.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

Para aumentar a corrente necessitamos diminuir a resistência elétrica do aparelho. Uma maneira de diminuir a resistência elétrica do fio de aquecimento é cortar um pedaço do fio, isto é, reduzir o comprimento do fio.

A resistência elétrica de um condutor é influenciada pela sua resistividade, comprimento e área transversal.

A função básica dos resistores é transformar energia elétrica em energia térmica. Em um circuito, eles podem ser utilizados para limitar a passagem de corrente elétrica e impedir que ela cause danos aos dispositivos eletrônicos.

Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Resposta verificada por especialistas. Desta forma, está demonstrado que diminuindo a resistência, a corrente no circuito aumenta.

Resposta. Resposta: A corrente aumentará. Mantendo-se a tensão constante, caso você diminua R, I deve obrigatoriamente aumentar para manter o produto constante.

De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura. A Segunda Lei de Ohm é uma expressão matemática que relaciona as propriedades físicas que interferem na resistência elétrica de um corpo condutor e homogêneo.

A amperagem de bateria é a medida da sua energia e é baseado em relação ao seu consumo em relação a gasto/hora. É a força que a bateria tem que fazer para distribuir eletricidade para vários componentes do automóvel. Portanto, quanto mais completo for o seu carro, mais alta será a amperagem de bateria.

O curto-circuito acontece quando a corrente elétrica possui um valor muito elevado e a resistência é muito baixa. Com isso, a corrente percorrerá o menor caminho possível dentro do circuito.

Os homens são maiores e mais fortes, mas na resistência física as mulheres levam ampla vantagem, afirma pesquisa de universidade dos EUA. Quando comparados com pessoas do mesmo nível atlético, é fato que os homens superam as mulheres no quesito força.

Os circuitos elétricos são calculados por meio das leis de Ohm. A primeira lei de Ohm determina que a tensão é proporcional à corrente elétrica para uma resistência constante em materiais ôhmicos. Já os dispositivos não ôhmicos não obedecem a essa lei, ainda que sejam calculados pela mesma fórmula que os ôhmicos.

Quanto menor a resistência do elemento de aquecimento, maior será a corrente que por ele circula, pois a fonte de energia tem tensão fixa (127 ou 220 V).

De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.