O que acontece com a pessoa que o alimento entra na laringe Qual sua reação?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quando o alimento entra em contato com a laringe, ocorre a reação da tosse para garantir que as estruturas respiratórias sejam desobstruídas. Assim sendo, o engasgo acontece porque o alimento está atrapalhando a passagem do ar, e o ato de tossir é uma forma de contornar o problema.

Quando a pessoa engole, os alimentos passam da boca para a garganta, também denominada faringe (1). O esfíncter esofágico superior se abre (2) para que os alimentos possam entrar no esôfago, onde ocorrem contrações musculares, denominados movimentos peristálticos, que empurram os alimentos para baixo (3).

A epiglote funciona como uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e se abre para permitir o fluxo de ar durante a respiração. Desse modo, impede a passagem de ar durante a deglutição e que alimentos entrem na via respiratória durante a respiração.

Se a sensibilidade da laringe, pregas vocais e/ou traqueia estiverem adequadas você vai sentir desconforto e tossir com força a ponto de tirar este alimento desta região direcionando para o “canal correto “ ou seja, região esofágica.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Resíduo de comida preso no pulmão pode causar pneumonia ou bronquite.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche. Uma infecção leva dias para aparecer, mas, se houver suspeitas, o médico deve examinar a pessoa ou pedir alguma radiografia ou exame mais complexo.

A sensação de nó na garganta não requer nenhum tratamento além de tranquilização e atenção pessoal. Às vezes, simplesmente entender que a sensação de nó na garganta é causada por certos estados psicológicos é toda a ajuda de que as pessoas precisam.

Dura aproximadamente 5 segundos e é involuntária (não temos controle do seu mecanismo). Inicia com a abertura da transição entre a faringe e o esôfago, em seguida se desencadeiam ondas peristálticas que transportam o alimento até o estômago.

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória. A epiglote se estende da laringe em direção à faringe.

A epiglote é uma estrutura localizada na entrada da laringe que garante que nenhum alimento entre no sistema respiratório.

A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.

Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.

O tratamento é feito pela proteção das vias respiratórias e uso de antibióticos. A epiglotite costumava afetar principalmente crianças e geralmente era causada pelo Haemophilus influenzae tipo B. Agora, por conta da vacinação generalizada, foi quase erradicada em crianças (mais casos ocorrem em adultos).

Para combater a má digestão deve-se tomar chás e sucos que facilitam o processo digestivo dos alimentos e, quando necessário, tomar remédios para proteger o estômago e acelerar o trânsito intestinal, fazendo que diminua a sensação de estômago cheio.

O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

- A vítima leva as mãos à garganta; - Inquietação; - Tosse; - Respiração com dificuldade.

O engasgamento acontece porque o aparelho digestivo e o aparelho respiratório partilham espaços comuns. Na faringe, o segmento de tubo que vem depois das vias nasais e da boca, tanto passa o ar que vai para os pulmões como os alimentos e a água que se dirigem para o estômago.