O que acontece com a fechadura eletrônica quando acaba a luz?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Sem ter conexão com a rede elétrica, esse recurso garante que a fechadura irá continuar ativa mesmo em casos de falta de energia. Com isso, não há necessidade de se preocupar com a segurança em basicamente nenhuma circunstância.

A fechadura não gasta energia elétrica, pois funciona com 4 pilhas alcalinas. Com baixo consumo de energia, a bateria dura em média 1 ano. E ainda avisa quando é preciso trocá-la.

A Fechadura digital ou eletrônica é alimentada por bateria ou pilha e não requer o uso de chaves para acesso.

Fechaduras digitais são sofisticas, dispões de mais tecnologia e seu menu é mais intuitivo. Entretanto, as fechaduras eletrônicas, que utilizam os mesmos mecanismos de trancamento para o controle de acesso, possuem preço acessíveis de investimento comparado as fechaduras digitais.

As fechaduras eletrônicas são itens mais modernos, pois, ao contrário das elétricas, não utilizam chaves. Sua abertura e fechamento é feito por cartão magnético, controle remoto, celular e até por biometria. Com isso, a segurança aumenta e facilita o uso das portas da casa ou empresa onde são instaladas.

A fechadura digital possui um leitor de proximidade acionável por uma tag ou cartão que contém um chip de identificação por radiofrequência (RFID). Para liberar o acesso, basta aproximar um dos dispositivos ao leitor. Em alguns modelos de fechadura, até 100 tags podem ser cadastradas.

Utilizar uma fechadura digital permite aposentar o molho de chaves. Além de poder entrar em casa com mais facilidade, agora você não precisa carregar as chaves consigo quando for se exercitar e também não corre o risco de ficar preso do lado de fora porque perdeu ou esqueceu as chaves pelo caminho.

O preço médio para a instalar uma fechadura elétrica vai de R$ 150,00 até R$ 350,00.

NUNCA use pilhas recarregáveis, NUNCA use pilhas Rayovac amarelinhas ou Panasonic azul, SEMPRE use pilhas alcalinas.

Uma fechadura digital biométrica conta com um banco de dados instalado na base, que armazena impressões digitais. Depois, o sistema faz a leitura da biometria e libera a entrada pela porta. A fechadura digital com sensor de presença é outro modelo interessante.

Um visitante aciona o porteiro eletrônico, é atendido por um morador que está dentro da residência. Esse morador, por sua vez, pode – ou não – liberar a entrada do solicitante, apenas acionando um botão. Não é necessário ir até a porta.

O que é uma fechadura digital
O diferencial está na sua tecnologia, que faz uso de dispositivos eletrônicos para liberar o acesso, e não necessariamente de uma chave física. Provavelmente já aconteceu de você sair de casa, perder as chaves em algum lugar e ter de acionar um chaveiro para abrir a porta, certo?

Para a fechadura digital, o detergente obrigatoriamente precisa ser neutro. Limpe bem as fechaduras de dentro e fora com o pano úmido, incluindo as maçanetas. Caso queira, use luvas para proteger as mãos. O jeito correto de limpar a fechadura leva apenas 3 itens: detergente, água e um pano macio!

AS FECHADURAS ELETRÔNICAS PODEM SER INSTALADAS EM PORTAS DE FERRO E ALUMÍNIO? Sim podem ser instaladas, desde que observado a espessura mínima de 35 mm ou 3,5 centímetros.

Algumas das melhores fechaduras digitais no mercado em 2023 incluem:

  • Fechadura Digital Biométrica Intelbras Intelbras IFR 7000.
  • Fechadura Digital Yale YRD 256.
  • Fechadura Digital Philips EasyKey 9300.
  • Fechadura Digital Puss & Pull Kaadas K9-5.
  • Fechadura Digital de Sobrepor Papaiz SL120.

Além de ter alimentação adequada, autonomia na bateria e outras funções extras. Quais são as melhores marcas de fechaduras digitais? São muitas as fechaduras do tipo e algumas marcas merecem o devido destaque. Assim, temos a Yale, Intelbras, Samsung, Multilaser, Papaiz e a Elsys.

A fechadura digital mais segura é a Smart Lock SL100 da marca Papaiz, além de outros modelos do fabricante.