O que acontece com a conta de WhatsApp de quem morre?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 15 votos

Seja por falecimento ou falta de uso, o WhatsApp desativa a conta de quem fica mais de 120 dias sem usar o aplicativo. Mas isso não significa a exclusão total da conta. Após os quatro meses de inatividade, o usuário fica sem foto, nome, status e outras configurações.

Um familiar ou amigo mais próximo pode informar à plataforma sobre o seu falecimento. A rede social, além de pedir uma comprovação do óbito, também tem um formulário para essas situações. Então, a rede social vai analisar o pedido de transformar o perfil em memorial ou excluir a conta.

Quando uma pessoa morre, seu CPF precisa ser cancelado. Se não existirem bens para a produção de um inventário, os meeiros ou herdeiros (seus representantes legais) precisam entregar a certidão de óbito em uma unidade da Receita Federal e solicitar que o CPF seja cancelado, o que acontece de forma imediata.

Dependendo do acordo que está sendo feito entre as partes interessadas, o processo pode levar meses ou anos para ser autorizado. Se passados 15 anos do falecimento e os requisitos para a retirada do dinheiro não forem cumpridos, o valor será passado para o Estado.

Isso é considerado crime, uma vez que deve haver o inventário e a repartição de bens de acordo com a Lei. Por isso, caso tenha algum valor, o mais apropriado é que a conta seja bloqueada.

O familiar precisa informar nome, CPF e RG da pessoa falecida e apresentar certidão de óbito. Dessa forma, o cancelamento será feito e não haverá mais cobrança da linha em questão.

No caso de falecimento de titular, é necessário possuir também uma cópia autenticada do atestado de óbito do cedente (quem irá transferir) com Termo de Renúncia dos herdeiros assinado e com firma reconhecida em cartório, por autenticidade, se todos forem maiores e capazes ou Alvará Judicial (cópia autenticada) ou ...

Um estudo conduzido por Sam Parnia, diretor do departamento, afirma que as pessoas sabem que estão mortas porque a sua consciência continua a funcionar mesmo depois que o corpo não mostra sinais de vida.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

Deletar o perfil
Para quem não deseja criar um memorial, a outra opção é pedir à rede social para apagar o perfil do falecido. A forma mais direta, nesse caso, de como avisar o Facebook que uma pessoa faleceu, é digitalizar o atestado de óbito e enviar à rede social.

Como transformar um perfil no Facebook em Memorial
Forneça informações como: nome do falecido (procure pelo perfil e aperte Enter); data de quando a pessoa faleceu; atestado de óbito, opcional, mas agiliza o processo de transformação em memorial*.

Justiça assegura a herdeiros direito de acesso aos documentos pessoais de pai falecido.

Como resolver o problema de CPF falecido?

  1. Acesse o site da Receita Federal através do link: Comprovante de Situação Cadastral no CPF;
  2. Insira o número do seu CPF e sua data de nascimento;
  3. Clique na opção “Sou humano” e depois em “Consultar”.

Por causa do sigilo bancário, sua conta precisa ser de nível prata ou ouro. Com a Conta gov.br, você acessa diversos serviços públicos digitais, usando um único login e senha. Acesse Valores para Pessoas Falecidas dentro do sistema. Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.

Se o falecido deixou numerário em conta bancária, a instituição bancária impedirá os herdeiros de realizarem o saque, salvo: a) se houver a nomeação de inventariante ou a abertura de inventário; b) se houver decisão judicial autorizando o saque.

Sacar dinheiro de falecido é considerado crime? Pois fique ciente de que sim! O saque do dinheiro de um falecido pode ser considerado dilapidação de bens antes da partilha. Em outras palavras, é um crime.