O que acontece com a alma quando o corpo é cremado?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.

A Igreja entende que a cremação, em muitas situações, se faz necessária, principalmente em lugares de grande população, onde não há espaço suficiente para o sepultamento dos corpos.

A verdade é que não existe certo ou errado entre cremar ou enterrar uma pessoa. As duas opções são maneiras dignas de dar adeus a alguém que amamos. Dessa forma, é importante que esta decisão não seja tomada de forma precipitada.

Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte? Aqui a resposta é parecida com a data para o tempo que o espírito fica no plano espiritual após a morte: depende do espírito. Em termos gerais, esse tempo depende do desprendimento do ser dos temas da Terra, de como ela levou a sua encarnação no planeta terrestre.

Ao desencarnar rompem-se os três plexos (cerebral, solar e funcional) e o espírito, juntamente com o perispírito, se desliga do corpo físico. O desencarnado entra numa outra frequência, diferente da frequência da matéria, e é transportado para um outro local. Chegando lá será bem recebido.

Para que os lábios permaneçam cerrados durante o velório, eles são suturados às gengivas.

No subsolo, existe a chamada câmara fria, local onde o corpo é mantido resfriado em geladeira até ser cremado. O tempo mínimo de espera é de 24 horas a partir da data do óbito para que o corpo possa ser cremado.

Os espíritas, por exemplo, pedem que se aguarde pelo menos 72 horas para realizar uma cremação. De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição.

A família pode assistir a cremação? Não. É reservado um tempo antes da cremação para que a família faça uma cerimônia de despedida, semelhante ao que acontece em um velório, por exemplo. Mas no momento em que o corpo será reduzido às cinzas, a família não pode estar presente.

Colinas e montanhas podem proporcionar um belo cenário para dizer adeus. Uma coisa a considerar, no entanto, é como as cinzas podem afetar a vida vegetal. Embora os crematórios não sejam tóxicos, ainda é aconselhável evitar espalhar cinzas onde os ecossistemas vegetais são mais frágeis, como em picos de montanhas.

A Igreja Católica ainda prefere enterrar os mortos, mas quando — por razões de higiene ou por vontade expressa do finado — se optar pela cremação, proíbe a partir desta terça-feira que as cinzas sejam espalhadas, distribuídas entre os familiares ou conservadas em casa.

Na cremação, o caixão é queimado? Sim, o caixão é cremado juntamente com o corpo.

No ritual de cremação, o corpo é velado normalmente, caso a família opte, e no final da homenagem a urna segue para iniciar o processo de cremação. A lei brasileira exige que os corpos só sejam cremados 24 horas após o óbito, então durante esse período os corpos ficam numa câmara fria.

A pessoa que optar pela cremação pode ter sim um velório, antes do corpo ser levado para a câmara fria e posteriormente para o forno que será cremado as pessoas podem se despedir do seu ente querido e prestar as suas últimas homenagens em seu velório, então, se a pessoa tiver essa vontade ela pode sim ter um velório ...

Nas primeiras 24 horas da morte, o corpo pode ser preservado exclusivamente em áreas de refrigeração. Após esse período, é necessário que ele passe por algum tipo de embalsamento, ou seja, um conjunto de técnicas que busca remover os fluidos naturais do corpo, adiando o processo de decomposição.

O rigor mortis se instala 2 a 6 horas após a morte e pode durar de 24 a 84 horas. Depois disso, os músculos ficam flácidos e flexíveis mais uma vez. Outro processo inicial é o algor mortis, que ocorre quando o corpo fica frio quando "deixa de regular sua temperatura interna".