O que acontece com 1 ano de academia?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Após um ano de prática regular de exercícios, é possível notar não apenas mudanças físicas - como pernas ou braços maiores e diminuição do índice de gordura corporal - mas também uma maior sensação de bem-estar. De acordo com a personal trainer, é possível notar uma série de mudanças benéficas após um ano de academia.

6º mês – Os músculos aumentam de tamanho. A hipertrofia é uma parte do processo de fortalecimento muscular que acontece no corpo. Este processo não só aumenta o tamanho do músculo, mas também a sua força e capacidade de suportar cargas maiores, além de proteger contra a dor e os danos causados pelo treino anterior.

Coloque um objetivo que você alcance para cada mês do ano. E tenha como base menos de 1 kg por mês de ganho de massa. 1/2 kg seria uma boa meta para grande parte da população. E claro que fica dificil fazer uma avaliação de composição corporal todo mês, mas só assim para ser mais preciso e não ganhar gordura.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  • Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  • Batata-doce. ...
  • Grãos integrais. ...
  • Pão integral. ...
  • Suco de frutas.

Quais são as fases da musculação? Na musculação existem 3 fases: adaptação (iniciantes), intermediária e avançada. Respeite-os e tenha ótimos resultados nos treinos.

Quando você se exercita, seu coração bombeia sangue rapidamente para seus músculos e órgãos, e isso pode fazer com que os músculos da barriga inchem temporariamente e pareçam maiores. Esse inchaço dura cerca de 30 minutos. Depois disso, os músculos já começam a retornar ao tamanho original.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe. Coloque na sua agenda o treino e entenda que ele é prioridade.

Para a sorte de Mylenne, os especialistas afirmam que é possível remodelar o corpo em menos de quatro meses. O educador físico Pedro Imbroisi aconselha às pessoas que buscam resultados rápidos a apostarem em exercícios multiarticulares, aqueles que movimentam mais de um músculo, como agachamento, leg press e supino.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

1 – Natação: Um dos esportes mais completos de todos, a natação emagrece e define o corpo. Ao nadar os quatro estilos, crawl, costas, peito e borboleta, a pessoa trabalha todos os músculos do corpo. Além disso, é um esporte divertido e relaxante, que ajuda também na redução da gordura corporal.

Afinal, posso treinar se estiver sentindo dor? Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Com a correria do dia a dia e tantas atividades que ocupam grande parte do tempo, treinar todos os dias é uma tarefa desafiadora. Mas não precisa se preocupar, porque treinar 3 vezes por semana já é o suficiente para você cuidar da sua saúde, alcançar seus objetivos e obter resultados.

Banana. Além de ser rica em carboidratos - que nos dão energia - e potássio, ela também ajuda a balancear a água no organismo. Outro benefício: ela promove relaxamento muscular e evita câimbras e dores depois do treino.

É bom comer ovo antes do treino? O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.