O que acontece após a morte da rainha?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Nas 24 horas após o anúncio da morte da rainha, haverá salvas de tiros em Londres – uma leva para cada ano da vida de Elizabeth – e uma transmissão ao vivo do novo rei será exibida. Uma cerimônia será realizada na Catedral de São Paulo, em Londres, nos próximos dias, que não contará com a presença da família real.

Com a morte de Elizabeth, quem ocupará o trono é seu filho primogênito e o antigo príncipe de Gales, Charles, 73, ao lado da atual mulher dele, Camilla Parker-Bowles, 75. O primeiro herdeiro é o filho mais velho de Charles, William, 40, fruto do casamento com a princesa Diana (1961-1997).

No momento em que a rainha morreu, o trono passou imediatamente para o seu herdeiro, Charles, o antigo Príncipe de Gales. Charles foi oficialmente proclamado rei no sábado, no Palácio St. James, em Londres, em frente ao corpo cerimonial conhecido como Conselho de Ascensão.

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª nesta 5ª feira (8. set. 2022), a mulher do novo rei Charles 3º, Camilla Parker Bowles, recebe o título de rainha consorte do Reino Unido. O título se dá pelo casamento com alguém da família real, não pelo sangue.

No momento em que a rainha morreu, o trono passou imediatamente para o seu herdeiro, Charles, o antigo Príncipe de Gales.

O corpo da rainha Elizabeth II será enterrado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, em uma cidade ao oeste de Londres. Cerca de 800 pessoas participarão da cerimônia. A capela começou a ser construída em 1475 pelo rei Eduardo IV e foi finalizada por Henrique VIII, em 1528.

A rainha Elizabeth I tornou-se uma das lideranças mais conhecidas da História pelas suas medidas políticas na Inglaterra e sua luta contra o catolicismo. O rei inglês Henrique VIII ficou famoso não pelo simples fato de ser um rei, mas pelos seus polêmicos casamentos em busca do tão sonhado herdeiro.

Após morte da monarca, dinheiro do Reino Unido será trocado pelo rosto do rei. O corpo da rainha Elizabeth II vai percorrer o Reino Unido em dez dias, adiando a datal do funeral. Esse é apenas um dos vários protocolos no processo de despedida da rainha.

Esse foi outro recorde batido da rainha Victoria, que governou por 63 anos e 216 dias. Elizabeth II foi a segunda monarca com o maior reinado do mundo, ficando atrás apenas do rei Louis XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias.

Bhumibol Adulyadej reinou por 70 anos e 126 dias. Até a data de sua morte, o rei Bhumibol era o monarca vivo mais longevo da história.

O caixão da rainha Elizabeth II foi forrado com chumbo e construído com carvalho inglês, uma tradição da família real há cerca de 4 séculos. A parte interna do caixão foi feita de madeira, para que depois fosse revestido com chumbo e colocado em outro caixão externo, segundo o jornal britânico The Telegraph.

A rainha será enterrada, às 19h30 no horário local (15h30 em Brasília) na Capela Rei George VI. Seus restos mortais repousarão ao lado do marido, o príncipe Philip, que faleceu no ano passado, e com quem ela ficou casada por 73 anos.

19h30 (15h30 em Brasília): O sepultamento da rainha Elizabeth II acontece em cerimônia privada na Capela de São Jorge, onde já estão os corpos de seu pai, o rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret. O caixão de seu marido, o príncipe Philip, também será levado ao local.

O motivo é uma regra antiga dentro da monarquia britânica: o título de rei só pode ser dado a quem herdar o trono. Isso significa que o marido de uma rainha governante é chamado de príncipe consorte.

Aos 75 anos, Camilla, a esposa do rei Charles III, se inseriu sem problemas no papel de rainha consorte após a morte da rainha Elizabeth II, como uma figura sólida e familiar que acompanha o novo monarca.

Como rei, Charles não terá mais seu próprio passaporte ou carteira de motorista - nem poderá dar opiniões fortes em público. Ser um monarca substitui o indivíduo. É um caso de papéis diferentes, regras diferentes, segundo análise do principal especialista constitucional, o professor Vernon Bogdanor.

Provavelmente teria sido por razões políticas, pois a soberana tinha medo que, ao contrair matrimônio, ficaria em posição inferior ao marido. Como não teve filhos, a monarca teve que reconhecer como herdeiro do trono a Jaime I, filho de Maria da Escócia, condenada à morte, em 1587, pela própria Elizabeth I.

Por que Harry e Meghan renunciaram a seus cargos na realeza? O duque e a duquesa de Sussex deixaram o cargo de membros seniores da realeza em janeiro de 2020. Eles disseram que estavam irritados com a invasão da mídia e frustrados porque o Palácio de Buckingham os impediu de desenvolver sua marca "SussexRoyal".

Recentemente, a rainha teria alterado seu testamento retirando dos membros da família: a nora Meghan Markle e a filha Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, sua bisneta.

A escolha do caixão feito de carvalho inglês e forrado com chumbo é algo tradicional para os membros da família real, segundo relatos. O uso de chumbo evita que o ar e a umidade se acumulem, auxiliando na preservação.