O que acontece 5 dias depois da ovulação?

Perguntado por: ereis3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Nesse momento, ele possui apenas uma célula, sendo conhecido como zigoto. O embrião passa então por diversas divisões celulares (clivagens) enquanto segue em direção ao útero. Por volta do 5º dia, possui cerca de 120 células e é chamado de blastocisto — está pronto para se fixar no endométrio e iniciar a gestação.

Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.

Depois da ovulação
Esse novo produtor de progesterona (que também produz estrogênio) é chamado de corpo lúteo, ou “corpo amarelo” em latim (pela cor amarelada). Em cada ciclo em que ocorre a ovulação se desenvolve um novo corpo lúteo.

A “janela fértil” dura até 6 dias. Seus dias mais férteis são o dia da ovulação e o dia anterior.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Depois da ovulação, começa a fase lútea. O folículo rompido forma um tecido chamado de corpo lúteo que, além de estrogênio, produz maior quantidade de progesterona. A progesterona é responsável por provocar modificações no endométrio que favorecem a manutenção de uma possível gravidez até a placenta se desenvolver.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

O óvulo, ao ser liberado, pode ser fecundado em até cerca de 24 horas. O período fértil geralmente começa três dias antes e termina três dias depois da ovulação, portanto a janela de fertilidade é de cerca de seis dias. Esse é o momento mais propício à fecundação.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado. Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo, são os 3 dias antes da ovulação.

Quais são os cinco principais sinais de gravidez?

  1. Atraso menstrual.
  2. Enjoo matinal.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Fadiga.
  5. Desejos ou aversões.

Se estiver com pressa, realize-o pelo menos uma a duas semanas após o sexo. Para obter um resultado preciso, é melhor fazer o teste de gravidez pela manhã.

Os testes de ovulação podem começar a ser feitos a partir do 11º dia do ciclo. Normalmente, a caixa vem com cinco testes para serem realizados em 5 dias consecutivos até a detecção do resultado positivo.

Quanto tempo dura a ovulação? A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino.

Menstruação: dias 1 a 4 do ciclo menstrual
Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.

Além disso, entre o 7º e 9º dia após a implantação, pode ocorrer um escape menstrual. Este é um grande indicativo de que a transferência dos embriões foi bem-sucedida.

O melhor momento para a implantação é chamado de janela de implantação, que ocorre entre o 19º e 21º dias de um ciclo menstrual regular. Um teste que pode auxiliar os especialistas em reprodução humana a identificar a janela de implantação é o ERA (teste de receptividade endometrial).

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.