O que acontece 30 dias antes da morte?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

A melhora da morte: um adeus às famílias
Geralmente, só é possível notar uma melhora depois de três ou quatro dias que a pessoa já está sob medicamento.”

Dê boas notícias: seu ente querido ainda gosta de você e quer te ver bem. Então, conte sobre as coisas boas que andam acontecendo em sua vida. Isso pode ser reconfortante. Não force a pessoa a falar: se ela estiver muito cansada ou só quiser a sua companhia, vocês não precisam conversar.

Sem atividade no tronco cerebral, a vida humana podia ser considerada extinta. Mesmo na ausência de um tronco cerebral em funcionamento, o coração continua a repetir suas sístoles e diástoles, garantindo acesso de oxigênio ao resto do organismo para as atividades inerentes à vida vegetativa.

O momento crucial — o do último suspiro —, quase nunca é doloroso, porque, ocorre num momento de inconsciência. A alma, entretanto, sofre antes da desagregação da matéria durante as convulsões da agonia. A intensidade do sofrimento é diretamente proporcional da empatia entre corpo e perispírito.

Cuidados nas últimas 48 horas de vida (processo ativo de morte)

Essa respiração pode continuar por horas e frequentemente significa que a morte ocorrerá em horas ou dias. No momento da morte, pode acontecer que alguns músculos se contraiam e que o peito se mexa como se estivesse respirando.

A reportagem explica que os principais sintomas das pessoas que estão a beira da morte são a alteração do estado de consciência (apesar de muitos conservarem a lucidez até o final), a sensação de afogamento, a dor, alterações alimentares, psicológicas, respiratórias e os quadros de confusão mental.

Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.

O que é morte súbita? A morte súbita é caracterizada por um evento que leva uma pessoa a óbito subitamente, isto é, de maneira inesperada, repentina. Nesse sentido, o quadro se caracteriza pela ausência de qualquer sinal prévio ou sintomas anteriores.

É justamente isso que nós fazemos quando tentamos reter uma pessoa que está em processo de desencarne. Aí a espiritualidade faz com que os familiares enxerguem que a pessoa está bem melhor de saúde e eles acabam relaxando, saem de perto, se tranquilizam e baixam a guarda.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Se quiser falar com um ente querido falecido, procure uma peça de roupa, um livro ou algum outro objeto pessoal que a pessoa usou. Leve-o para o lugar onde a pessoa viveu. Segure o objeto e inicie uma conversa. Fale sem esperar por uma resposta.

Como superar o medo de morrer?

  1. Perda do significado. Muitas vezes, o medo de morrer pode estar associado ao medo do “nada”. ...
  2. Viva o presente plenamente. ...
  3. Entenda que a morte é natural. ...
  4. Analise as causas do seu medo e supere esses sentimentos. ...
  5. Viva a sua espiritualidade e passe pelos rituais de morte. ...
  6. Planeje a sua despedida.