O que acompanha uma tábua de queijos?

Perguntado por: emata . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

5 sugestões de acompanhamento para tábuas de queijos e frios

  1. Caviar de mostarda.
  2. Picles de cebola.
  3. Mel de castanhas.
  4. Legumes assados e crostini de alecrim.

Para montar uma tábua de frios mais simples, queijos como o Coalho, Provolone e Parmesão são fáceis de encontrar e, por isso, é possível adquiri-los em diversas faixas de preço. No caso das carnes, salame e presunto também são ótimas opções de bom custo-benefício.

As castanhas e frutas secas estão entre as melhores opções para harmonizar com queijo. Amêndoas e castanha de caju são as mais versáteis, pois possuem sabor suave e combinam com a maior parte dos queijos. Além disso, ajudam a limpar o paladar entre um petisco e outro.

Acompanhamentos e quantidade
Caso opte-se só pelo queijo e vinho, tem-se uma recepção clássica, mas oferecer acompanhamentos também não é uma má ideia. Nesse caso, os principais são pães, geleias, patês, carnes brancas como peixes e aves também combinam, e por fim, além dos vinhos, água é uma excelente pedida.

Frutas: para dar um toque de frescor e doçura à tábua de frios simples, inclua frutas como uvas, figos, morangos, kiwi e pêssego. Elas podem ser cortadas em pedaços ou servidas inteiras. Pães e torradas: para acompanhar os queijos e embutidos, é importante ter pães e torradas à disposição.

Uma tábua de queijos clássica deve ter pelo menos um queijo fresco (de cabra, de ovelha, de vaca), um mole (Brie, Camembert), um mais duro (Cantal, Comté, Parmesão) e um queijo azul (Roquefort, Gorgonzola).

A dica é calcular, em média, 150 gramas de frios para cada pessoa da sua lista. Se você deseja servir muitos itens, como vários tipos de queijos e acompanhamentos como frutas secas, geleias, biscoitos e pães, vale calcular 100 gramas de petiscos frios para cada convidado.

Na ponta da mesa, onde começa a fila para servir, coloque todos os utensílios, como pequenos recipientes, guardanapos, palitos, pegadores, copos, taças, etc. Coloque os pães, torradas, molhos, geleias, patês e biscoitos juntos. Os frios, como queijos, salames, presuntos e outros, devem estar pertos um dos outros.

Alguns exemplos de queijos semiduros são:

  • Cheddar.
  • Gouda.
  • Gruyére.
  • Provolone.
  • Emental.

Você pode adicionar tanto frutas frescas, como uvas e tomatinhos, quanto opções secas, como damasco e tâmaras, por exemplo. Outra ideia é deixar à disposição algumas castanhas para que os convidados possam degustar. Elas são ótimas na hora de garantir mais crocância e nutrientes bacanas à tábua de frios.

Queijos finos: Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint-Paulin

  • Produto oriundo do leite de vaca, cabra, búfala, ovelha, entre outras, o queijo é produzido pela coagulação do leite. ...
  • Queijo tipo Gorgonzola. ...
  • Queijo tipo Morbier. ...
  • Queijo tipo Saint-Paulin.

Muitas vezes, o queijo é usado para incrementar receitas. Mas ele deve ser evitado se a preparação levar espinafre. Isso porque o vegetal possui uma substância chamada oxalato, que impede que o organismo absorva de forma correta o cálcio presente no queijo e em outros laticínios.

Queijos leves e suaves, como os queijos frescos e macios, tendem a combinar melhor com vinhos frescos e de corpo leve, como brancos, rosés e espumantes. Já queijos com sabores mais intensos, como os queijos duros e semiduros, pedem vinhos encorpados, como os vinhos tintos de grande corpo.

O que servir em uma mesa de frios

  1. Embutidos. Mortadela. Presunto. Salame. Peito de peru. Lombo. Rosbife. Parma. Linguiça. Salsicha. Kafta.
  2. Queijos. Mussarela. Parmesão. Gorgonzola. Brie. Cheddar. Gouda. Provolone. Roquefort. Prato. Camembert. ...
  3. Acompanhamentos. Torradas. Pães. Bolachas. Azeitonas. Palmito. Patês. Molhos. Ovos. Geléias. Frutas frescas.