O que acelera o processo de erosão do solo?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A erosão acontece na natureza pela ação de ventos e, principalmente, da água da chuva. No entanto, práticas do homem podem acelerar a erosão do solo, como desmatamento desordenado, plantio em terreno muito inclinado, queimadas, monocultivo de culturas, uso abusivo de fertilizantes e agrotóxicos e pastoreio excessivo.

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.

A perda da camada superficial do solo é a principal forma de ex- pressão da degradação das terras no Brasil, sendo a erosão hídrica a sua causa maior.

No entanto, práticas do homem podem acelerar a erosão do solo, como desmatamento desordenado, plantio em terreno muito inclinado, queimadas, monocultivo de culturas, uso abusivo de fertilizantes e agrotóxicos e pastoreio excessivo.

Saiba o que você pode fazer!

  1. Conheça a capacidade do solo. A erosão do solo pode ser evitada usando a terra dentro de sua capacidade. ...
  2. Invista em cobertura de superfície. ...
  3. Realize o cultivo em faixas. ...
  4. Aposte no Sistema de Plantio Direto. ...
  5. Utilize fertilizantes organominerais.

Formas de degradação do solo

  1. Desertificação. ...
  2. Arenização. ...
  3. Processos erosivos. ...
  4. Salinização. ...
  5. Laterização. ...
  6. Poluição direta e contaminação.
  • Confira abaixo os principais fatores que Influenciam a erosão:
  • Chuva. A chuva acaba sendo o principal fator climático relacionado à erosão. ...
  • Solo. ...
  • Relevo. ...
  • Vegetação. ...
  • Manejo. ...
  • Ação antrópica.

A força dessa água pode afetar severamente a paisagem se não se toma as precauções adequadas. Gota a gota a água golpeia o solo, aflorando suas partículas e deslocando-as por distâncias curtas ou pode transportá-las até lugares muito distantes. Desta forma, a erosão do solo pela água, é um evento natural.

A erosão do solo é um processo que consiste em três fases: desagregação das partículas de solo, transporte e deposição. A desagregação surge pelo impacto da gota da chuva e o transporte pela ação da energia de escoamento superficial sob influência direta da gravidade.

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Os processos erosivos são, basicamente, divididos em três etapas: desgaste do solo, transporte de partículas (sedimentos) e deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.

Vejamos agora os diferentes tipos de erosão.

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão eólica.
  • Erosão glacial. Leia mais:

A atividade agrícola sem as técnicas adequadas ao tipo de solo, clima e relevo eleva o desgaste da camada superficial do solo ocasionada pela erosão hídrica.

A erosão é formadora dos relevos, conquanto pode se dar pela atuação do vento, da água, da chuva, do clima etc. Mas o material que surge desse processo e é levado, pode ocasionar um grande mal natural, posto que assoreia rios e lagos. Pode também desencadear enchentes e até deslizamentos de terra.

Erosão é o nome dado ao processo de desgaste e transporte pelo qual o solo e as rochas passam, o que pode ocorrer de forma natural, como pelo vento ou pela água, ou através dos chamados processos antrópicos, que são gerados através da ação do homem.

Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso vem a erosão. As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas pela chuva e pelos ventos.

A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorre em geral em regiões planas, de pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa e sopram ventosfortes. As terras ficam sujeitas à erosão pelo vento quando deveriam estar com a vegetação natural e são colocadas em cultivo com um manejo inadequado.