O que acelera a recuperação muscular?

Perguntado por: oandrade3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A reidratação é um processo fundamental para a manutenção do funcionamento do organismo. O reabastecimento ou reposição de energia, por sua vez, consiste no consumo de carboidratos que são importantes para reposição da reserva de glicogênio, mas também para o fornecimento de energia necessário para o reparo tecidual.

6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões

  1. Continue treinando. Você pode continuar correndo se for mais devagar, não sentir dor e conseguir manter uma boa postura, diz Lewis Maharam, médico do esporte em Nova York (EUA). ...
  2. Mantenha a flexibilidade. ...
  3. Coma direito. ...
  4. Administre a dor. ...
  5. Maneire na bebida. ...
  6. Alivie o estresse.

FRUTAS CÍTRICAS
Elas possuem hesperidina, um flavonoide encontrado na laranja, no limão e na tangerina. Elas estimulam o desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados, e também aumentam as defesas do organismo.

A proteína tem papel fundamental na constituição de cada tecido, célula e órgão do corpo, inclusive os músculos. Por isso, o seu consumo deve ser adotado junto da prática esportiva não só para a construção muscular, mas também para a sua recuperação.

Após a recuperação muscular, o corpo estará pronto para se exercitar novamente. O desenvolvimento corporal e o ganho de performance estão intimamente associados à qualidade e à velocidade da recuperação pós-treino. Quanto mais rápido você se recuperar, mais rápido vai poder cair dentro do próximo treino!

Treino de hipertrofia
Estudos descobriram que, para induzir a hipertrofia muscular, os intervalos de descanso ideais são entre 30 e 90 segundos.

Na musculação a gente vai degradar o músculo e o descanso vai ajudar na recuperação dessa musculatura e até mesmo na hipertrofia", explica Jader. Segundo o especialista, o ideal seria que em uma semana (sete dias) o praticante de esportes pudesse fazer um dia de descanso total e pelo menos de descanso ativo.

CREATINA NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR
A presença da creatina no organismo estimula a proliferação de células satélites, responsáveis pelo aumento das fibras musculares, que, por sua vez, colaboram para a recuperação muscular.

Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Já o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico. Faça com 2 colheres de sopa de farelo de aveia, 1 banana madura e 1 ovo.

Alguns atletas costumam tomar uma dose de proteína do soro (Whey Protein) antes de dormir para potencializar o estado anabólico durante esse período. A verdade é que essa pode ser uma boa estratégia para evitar que o corpo entre em catabolismo.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

O processo de regeneração após a lesão pode ser dividido em três fases: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de remodelagem.

As melhores fontes de proteínas para a construção de massa muscular são produtos de origem animal, tais como peixe, carne e produtos derivados do leite devido à sua alta composição de aminoácidos de cadeia ramificada. No entanto, há também fontes de proteína de origem vegetal muito boas.

O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador do corpo humano. É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas. Ele nos faz levantar as pernas, andar e contém os órgãos internos. É chamando “músculo da alma”, centro de energia do corpo e fundamental para correr em equilíbrio.

Afinal, posso treinar se estiver sentindo dor? Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.

Treinando todos os dias
Ia ser o mundo perfeito, mas até treinar todos os dias não é recomendado, seu corpo precisa de pelo menos 1 dia descanso, para evitar risco de lesões e em alguns casos overtraining.