O que acalma assadura de bebê?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

4 dicas de como tratar assadura nos bebês

  1. Deixe o bebê sem fralda para a pele respirar. As fraldas deixam a região mais abafada e causam atrito com as assaduras. ...
  2. Use pomada para assadura de bebê ...
  3. Leve o bebê para tomar sol. ...
  4. Faça infusão de camomila no banho do bebê

A dermatologista pediátrica Ana Elisa Kiszewski Bau explica que a assadura, ou dermatite de fraldas, é desencadeada pelo contato da pele do bebê com as fezes, a urina ou a própria fralda. O tratamento busca secar a pele e fazer uma barreira entre ela e a fralda. É aí que entra o amido de milho.

Use cremes protetores e pomadas anti-assaduras
Os cremes e pomadas para hidratação da área formam uma barreira de proteção e ajudam a diminuir o atrito da pele com a fralda. Formulações com óxido de zinco, principalmente, são ótimas para a prevenção de assaduras.

Amido de milho (ou maisena) faz bem para assaduras? A resposta é sim!

Amido de milho contra assadura e brotoeja.
O amido de milho presente no amido de milho ajuda no incômodo da brotoeja, assim como o talco, mas dependendo da localização da lesão, como por exemplo no pescoço, não se deve fazer a aplicação, pois podem ser inalados pela criança, afirma a especialista.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Para tratar assaduras, a dica da apresentadora Bela Gil – famosa por ter um estilo de vida mais saudável – é óleo de gergelim. Rico em vitamina E, ele limpa, hidrata, protege e repara a pele dos bebês como nenhuma pomada vendida nas farmácias é capaz de fazer.

Evite lenços e não use talco
O uso dos lenços umedecidos para evitar assaduras deve ser evitado, e eles só devem ser utilizados em situações especiais como, por exemplo, fora de casa, em momentos de passeio. Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação.

Se o bebê ainda mama no peito, é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. O mesmo vale para bebês que já ingerem sólidos. Frutas ácidas, como abacaxi, morango, laranja e pera, podem favorecer as assaduras.

Maizena e óleo Johnson's, mas pode ser feita também com óleo de côco. 3 colheres de sopa de Maizena e três de óleo, rende bastante e é econômico para o bolso. Coloquei nessa embalagem que eu já tinha em casa para levar dentro da bolsa do meu bebê e o restante eu coloquei dentro de um potinho com tampa.

De acordo com os médicos pediatras, as melhores pomadas para se tratar a assadura do bebê são:

  • Bepantol baby.
  • Mustela.
  • Hipoglós.
  • Johnson's baby.
  • Dermodex Prevent.
  • Hipoderme.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Quais são os tipos de assaduras em bebê?

  • LEVES. Nos casos de assaduras leves, apresentam leve irritação na superfície da pele, vermelhidão e coceira. ...
  • MODERADAS. Nestes casos as assaduras podem manifestar vermelhidão mais intensa e algumas feridas podem aparecer no local. ...
  • GRAVES.

Você não deve passar talco, açúcar, farinha, tapioca ou fubá no local da assadura, pois esses itens podem causar ainda mais irritação na pele do seu bebê. Caso a assadura venha a persistir por vários dias ou haja formação de bolhas na pele, é necessário levar o bebê com urgência a um médico pediatra.