O que acaba com as bactérias ruins do intestino?

Perguntado por: aportela9 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Quais são as dicas para manter a microbiota saudável?

  1. Evite alimentos industrializados. ...
  2. Introduza alimentos da dieta mediterrânea na sua rotina. ...
  3. Reduza o açúcar. ...
  4. Ingira mais fibras e consuma probióticos naturais.

Procure consumir uma a três bananas por dia para melhorar sua saúde digestiva. As bananas contêm probióticos que fornecem nutrientes para as bactérias boas presentes no trato digestivo, o que, com o consumo regular, deixa o seu microbioma mais saudável.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

Frutas, legumes, verduras, oleaginosas e grãos integrais alimentam as bactérias saudáveis, que fermentam as fibras e, nesse processo, produzem substâncias consideradas "protetoras", como os ácidos graxos de cadeia curta. O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia.

Os testes mostraram que a K. aureovinosa era a planta que tinha maior eficácia contra a bactéria, pois necessitava de menor concentração de extrato para obter os mesmos resultados que as outras espécies.

Probióticos naturais

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

É fonte de energia: conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas. Por isso, é também uma boa adição ao café da manhã; Melhora o humor: o triptofano é um aminoácido essencial para o corpo humano.

Beba bastante água; Consuma alimentos que fornecem bactérias boas para nosso organismo, como iogurte, leite fermentado e kefir; Pratique exercícios frequentemente; Evite ingerir açúcar, produtos ultraprocessados e fast-food.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

Uma ótima escolha de laxante natural é o suco de mamão e laranja. Esse suco é uma fonte excelente de fibras, contendo também a papaína, uma enzima digestiva que auxilia na digestão dos alimentos. A bebida pode ser consumida em qualquer momento do dia, tendo mais efeito quando é consumida no café da manhã.

Principais opções de sucos laxantes

  • Suco de mamão, ameixa e aveia. Ingredientes: ...
  • Suco de pera, uva e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de beterraba, cenoura e laranja. Ingredientes: ...
  • Suco de mamão, laranja e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de maracujá, couve e cenoura. Ingredientes: ...
  • Suco de morango e kiwi. ...
  • Suco de espinafre e ameixa.

A Colonoscopia é um exame que para ser realizado com sucesso, o intestino deve estar absolutamente limpo. O intestino é considerado limpo quando as fezes eliminadas nas evacuações for um liquido limpo, claro, transparente.

Erva doce

Erva doce (Pimpinella anisum): A erva doce é uma planta comumente conhecida devido as suas diversas funções sobre o sistema intestinal, pois ela auxilia na redução das dores e cólicas intestinais, melhora o funcionamento do intestinal e evita episódios de constipação.

Como repor a flora intestinal
Outra opção que deve ser incluída recorrentemente na dieta são os alimentos probióticos, que são alimentos que contêm bactérias boas que vão ajudar a povoar o intestino. Alguns exemplos incluem o iogurte natural, o kefir ou o kombucha.