O que abala o psicológico?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

O estresse, a vida corrida, a ausência de apoio de outras pessoas devido ao isolamento e ter de lidar com uma inúmera quantidade de necessidades próprias e das crianças, pode abalar, e muito, o estado psicológico de qualquer uma de nós.

6 sinais de que a sua saúde mental não está boa

  1. Desânimo e apatia. O desânimo e a apatia são sintomas significativos e que emergem o indivíduo em uma tristeza profunda. ...
  2. Isolamento. ...
  3. Estresse frequente. ...
  4. Insônia diária. ...
  5. Falta ou excesso de apetite. ...
  6. Dores de barriga.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Algumas desordens emocionais podem ocasionar inflamações nas articulações, músculos e ossos, tal como rigidez articular, dores ósseas, contraturas e deformidades posturais. Além disso, por causa do estresse, a pessoa pode sentir grandes tensões musculares e dores nas costas.

A crise emocional é uma resposta física do nosso corpo frente a uma intensa carga de estresse e ansiedade.

  • traumas;
  • perdas financeiras ou familiares;
  • estresse;
  • ansiedade;
  • conflitos familiares;
  • situações de violência ou abuso;
  • depressão.

Em geral, as causas são sobrecarga e estresse no trabalho, problemas financeiros, familiares e em relacionamentos amorosos. Como mencionamos, o desequilíbrio emocional é caracterizado por alterações frequentes e súbitas no humor, assim como reações exageradas.

De forma objetiva, a crise emocional se trata de um desgaste psicológico que pode acontecer devido diversos fatores que ocorrem na vida da pessoa, sejam eles problemas familiares, questões financeiras, problemas no trabalho, entre muitos outros fatores.

Cinco tipos de violência
E que lhe cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão é uma doença silenciosa e que tem como um dos ingredientes a tristeza. No entanto, existe ainda um vasto conjunto de sintomas que pode sentir, como: sonolência, perda de apetite, sentimentos de culpa, dores no corpo, insónias, falta de energia e ainda falta de concentração.

Quando falamos sobre gatilhos emocionais, nos referimos a uma resposta mental que envolve emoções, pensamentos e comportamentos conectados principalmente a experiências passadas. Os gatilhos emocionais podem ser tanto negativos quanto positivos, mas necessariamente remetem a momentos que já aconteceram.

Falar em público, falar na frente de seu chefe, se apresentar em uma competição ou até mesmo ler em voz alta é um gatilho muito comum de ansiedade para diversas pessoas.

O que é crise de ansiedade? Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.

Pratique ioga ou meditação
Também são práticas que ajudam a manter o controle da mente, ou seja, que facilitam o controle dos pensamentos positivos e negativos. Por isso, estas são técnicas tão recomendadas para quem busca uma vida equilibrada.