O que a voz transmite?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

A voz revela aspectos de nossa personalidade e de que como estamos emocionalmente naquele momento e no contexto. A voz é o tato da comunicação, toca o outro ao transmitir ideias e sentimentos. Uma voz agradável pode variar muito de um grupo social e cultural para outro.

No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz). As crianças possuem vozes agudas porque as suas cordas vocais são ainda mais curtas.

“O que sabemos é que pessoas da mesma família podem apresentar vozes muito parecidas por causa das semelhanças anatômicas. Além da anatomia, a voz depende de fatores culturais e familiares. Todos usam modulação, articulação, respiração e ressonância de jeitos diferentes e isso também faz com que a voz seja única.”

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Primeira coisa que o nosso coração precisa saber é escutar, acima de tudo, saber escutar a Deus, por isso que a ordem é sempre essa: “ouvir minha voz, a voz do Senhor”.

Os estímulos visual, olfativo e auditivo fazem com que se ativem a feniletilamina e também a dopamina – que garante a sensação de prazer e bem-estar – e a ocitocina – conhecida como hormônio da paixão e do amor, provocando uma sensação de aconchego ao toque ou carícia.

A voz é um elemento fundamental na oratória, pois é através dela que o orador denota o tom de seu discurso. A forma como o tom é projetado, a variação na entonação e no ritmo da fala pode ajudar a manter o interesse da audiência e enfatizar pontos importantes do discurso.

Isso porque, uma voz estar afinada ou não, não diz respeito às cordas vocais, mas sim ao controle do cérebro. Quando uma pessoa canta com afinação, ela está fazendo isso porque o cérebro está treinado a identificar a frequência das notas e a reproduzir o som de forma correspondente.

Quem tem uma voz atraente é considerado competente, gentil e confiável. Isso, por sua vez, produz um "efeito halo", ou efeito auréola — em que vemos pessoas que consideramos boas como... Voz bonita é algo que se constrói com o estudo e a aplicação de técnicas vocais, além da vontade de aprender e dedicação.

Penetrante: a voz penetrante é tão alta ou profunda que faz você ficar um pouco desconfortável. Estridente: tem um volume alto e é fino, além de ser desagradável para se ouvir. Mansa: voz calma, suave. Fina: a voz fina ou o som é alto e desagradável de ouvir.

A suavidade e o timbre são elementos fundamentais que atraem a atenção na voz feminina. A delicadeza dos tons e a fluidez das notas tornam a voz das mulheres única e envolvente. É comum ouvirmos que a voz feminina é capaz de acalmar, transmitir ternura e até mesmo despertar sensações de conforto e segurança.

Como expressar emoções usando a voz?

  1. Use o corpo enquanto fala. Mesmo que seu ouvinte não veja, expressões corporais auxiliam, e muito, na expressão oral. ...
  2. Leia as notícias com antecedência. ...
  3. Exercite a sua voz. ...
  4. Faça teatro. ...
  5. Conheça seu ouvinte. ...
  6. Acredite no que está dizendo.

As emoções podem interferir fisicamente no controlo da respiração, no posicionamento vertical da laringe, no relaxamento relativo das pregas vocais, no posicionamento e no relaxamento dos músculos da faringe e da língua, ou mesmo na falta de coordenação entre o controlo respiratório e a fala.

A laringe muda de posição, o tamanho das pregas vocais (popularmente chamadas de cordas vocais) aumenta e isso tudo junto altera nosso timbre —alterações hormonais ao longo da vida também influenciam a nossa identidade vocal. "Um dos fatores mais importantes para definir o tom da voz é o tamanho das pregas vocais.

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

Se você acredita que está lidando com uma pessoa egocêntrica no momento, precisa ter em mente que agir de outra forma é difícil para ela. Na visão dessa pessoa, o seu jeito de ser está correto e não existe razão para mudar.

Por trás desse comportamento, pode estar a ansiedade. Falar demais é uma forma de aliviar a tensão e pode resultar, na maioria das vezes, em dizer o que não devia. Quando a pessoa se dá conta, já revelou o segredo de alguém ou expôs sua vida íntima a desconhecidos.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.