O que a Vovó Maria Conga gosta de comer?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Gosta de doces, cocada branca em especial, mas não dá demonstrações de ter sido esta sua principal ocupação na encarnação como escrava. Sentada em um toco de madeira no terreiro contou, certa vez, alguns fatos de sua vida em terra brasileira.

Aos 18 anos, Maria teria sido vendida a um senhor de engenho de Magé e, aos 24 anos, novamente comercializada para um conde. Conquistou a alforria aos 35 anos e fundou o quilombo Maria Conga na cidade, para proteger e cuidar dos negros que fugiam dos açoites nas senzalas.

Parteira de primeira qualidade, a ponto de ser chamada até pelos senhores da “casa grande” quando complicações pareciam sem solução para os médicos, Vovó Maria Conga se apegava em sua fé, que era grande, salvava crianças e mães na hora do parto e sempre soube, no fundo, bem no fundo, que seus verdadeiros filhos também ...

Maria Conga é uma liderança que foi incorporada de muitas formas, desde a condição religiosa que a Umbanda referencia por sua sabedoria das mulheres curandeiras, passando pela imagem da avó, preta velha, que carrega sua família através dos tempos com responsabilidade, sendo muitas vezes essa velha senhora provedora ...

Quem foi Maria Conga
Maria Conga foi uma princesa, filha do Rei de Congo, no século XVIII. Antes de completar dez anos, ela foi levada à força de sua terra natal junto com a família para ser escravizada na Bahia. Em Salvador, eles foram separados e vendidos. Ela só conquistou a alforria aos 35 anos.

Gosta de doces, cocada branca em especial, mas não dá demonstrações de ter sido esta sua principal ocupação na encarnação como escrava.

De acordo com a memória da comunidade, Maria Conga ou Maria do Congo nasceu na África em 1792 e veio pilhada junto com a sua família num navio negreiro da Costa do Congo para o Brasil, chegando na Bahia com 9 anos de idade, no início do século XIX (por volta do ano de 1804), separada dos pais e dos irmãos foi vendida ...

Segundo Nei Lopes, na Enciclopédia da Diáspora Africana, roncó corresponde a: Nos terreiros brasileiros em geral, camarinha ou quarto sagrado onde se recolhem os candidatos à iniciação. O termo é aportuguesado de hounko, vocábulo que entre os Fons do antigo Daomé tem o mesmo significado de “quarto de reclusão.

Preto Velho e Preta Velha tem um jeito simples de passar suas mensagens.

  1. O manjericão para elevar os pensamentos;
  2. O alecrim para ajudar na saúde física;
  3. A espada de São Jorge para proteção espiritual;
  4. A arruda para descarrego e limpeza energética;
  5. E a guiné para a prosperidade.

Mãe Maria Conga não trabalha só nos terreiros de Umbanda, onde é muito conhecida e se apresenta como uma Preta Velha, ela também trabalha nos Centros Kardecistas, apresentando-se como freira e especialista em psicologia, realizando trabalhos de psicografia.

Vovó Cambinda segura o touro, trabalha, cura, dita palavras de sabedoria e chama atenção quando necessário. Como toda avó, é uma mãe que Oxalá nos deu a graça de conviver. Com Oxum ou com Cambinda; Na cachoeira ou no gongá; Na Umbanda ou no Candomblé.

Alforriada em 1854, Maria Conga morreu em 1895, e teria na época 95 anos.

Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.

Dona Maria Redonda era a parteira do grupo no qual vivia, e também a pessoa encarregada de cuidar dos filhos dos escravos enquanto eles estavam na lida. Passou sua vida criando estas crianças, e por ter esta responsabilidade foi poupada dos trabalhos escravos impostos aos negros na época.

Significado de Conga
substantivo feminino Dança de origem negra da América Central, de ritmo ternário ou binário.

Congá ou Gongá é uma palavra de origem africana utilizada na Umbanda Sagrada para denominar o altar onde ficam as imagens dos caboclos, pretos-velhos, santos católicos e outros elementos presentes nas crenças umbandistas.

1. Dança característica de Cuba, de origem africana e ritmo sincopado, em que os bailarinos avançam uns atrás dos outros, formando uma fila. 2. Música que acompanha essa dança.

O famoso Conga foi uma linha de calçado pertencente a empresa Alpargatas . Tinha um design simples. Seu modelo básico tem uma sola de borracha com cores variadas ao restante do "corpo" do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo. Muitas escolas públicas adotaram o Conga como parte componente do uniforme.

O conga foi criado em 1959 pela Alpargatas, a mesma empresa de calçados que lançou as Havaianas, disseminou-se nas décadas de 60 e 70, até encontrar seu apogeu nos anos 80.