O que a vitamina D faz no coração?

Perguntado por: ucaldeira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca. A conclusão é de um estudo apresentado na segunda-feira durante o 65ª Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, realizado em Chicago, nos Estados Unidos.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

vitamina C

Os melhores nutrientes para um coração saudável são os ácidos graxos, as fibras e a vitamina C, por exemplo.

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

O suplemento de vitamina D não deve ser usado por pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.

Vitamina K2 MK

A vitamina que limpa as artérias, fixa o cálcio nos ossos e rejuvenesce! Promove a saúde cardiovascular e restauração óssea! O que é a Vitamina K2 MK-7? Vitamina K2 MK7, é uma vitamina lipossolúvel que se apresenta sob a forma de menaquinona (K2).

Sim. A vitamina D age mecanicamente preservando a produção de oxído nítrico e suprimindo a disfunção vascular induzida por inflamação.

Um artigo publicado nesta segunda-feira na versão online do periódico JAMA Internal Medicine afirma que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o uso de vitamina D não diminui a pressão arterial. Por isso, sua suplementação não deve ser utilizada no combate à hipertensão.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Médicos alertam que falta de vitamina D prejudica coração.

Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:

  1. Baixa imunidade;
  2. Fadiga sem motivo aparente;
  3. Dores nas costas e nos ossos;
  4. Desânimo constante;
  5. Problemas de cicatrização;
  6. Perda de cabelo;
  7. Dor muscular.

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

Isto porque a vitamina D é essencial para uma boa saúde do coração, para regular a presença de cálcio e ferro no sangue e prevenir o raquitismo na infância. Além disso, ela auxilia no combate a doenças autoimunes e até mesmo na prevenção da depressão.