O que a varejeira vira?

Perguntado por: uparaiso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Depois da fase pupal das moscas, a metamorfose está completa e a varejeira se transforma em um inseto adulto com asas. A partir disso, vivem por mais 25 dias e morrem.

A infecção causada pelas moscas varejeiras é chamada de miase e pode atacar a pele ou por meio da secreção nasal. Ela pode levar à óbito se não for tratada rapidamente. Isso acontece pois, após colocarem seus ovos, as larvas das moscas se alimentam dos tecidos vivos de seu hospedeiro.

Ciclo de vida das moscas
O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento. Após 1 dia, as larvas saem dos ovos.

Após saírem dos ovos, as larvas se alimentam de tudo o que veem pela frente. Em seu terceiro dia de vida, sua camada externa endurece formando um casulo, e elas se enterram no solo. Em um período de 3 a 6 dias, elas ficam imóveis e sem se alimentar.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

As moscas domésticas põem seus ovos em material orgânico quente, úmido e em decomposição. Os principais locais de reprodução incluem estrume, lixeiras, lixo e vegetação em decomposição, onde as bactérias e outros microrganismos se desenvolvem.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Acontece que o nome varejeira não tem relação direta com o varejo. Ele se deve pelo apelido que o ovo dessa mosca têm: vareja (ou bareja). Vareja vem do verbo varejar e aí sim é que está a ligação etimológica com o comércio varejista.

Apesar de tudo isso, é baixo risco de contrair uma doença após ingerir um alimento em que uma única mosca tenha pousado por um curto período, diz Ana Paula Garcia, mestre em nutrição pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenadora do curso de gastronomia da Uninter.

- Ingerir alimentos que contenham ovos de moscas é perigoso a saúde? Em geral, não. Ovos e larvas de moscas não irão sobreviver ao meio ácido do nosso estômago.

Elas são conhecidas como moscas-varejeiras. Uma única mosca pode colocar 120 ovos de uma só vez. Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções.

Uma mosca soldado pode colocar de 500 à 900 ovos, que eclodem em aproximadamente 4 dias. Nesse momento, começa a fase de larva, que passa por 5 estágios de crescimento, totalizando de 13 à 18 dias até chegarem à fase pré-pupa, que é o sexto estágio. .

No paciente com berne, a mosca varejeira deposita seus ovos em feridas e machucados abertos. Logo, esses ovos eclodem e se desenvolvem em larvas, que ficam dentro do ferimento do indivíduo, se alimentando de seu corpo.

As moscas desempenham o papel de decompositores de resíduos orgânicos. Seus filhotes atuam, ao lado de outros insetos, ácaros, fungos e bactérias, encarregados da transformação da matéria orgânica dos estercos e carcaças em elementos mais simples que podem ser aproveitados pelas plantas.

Se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água. No calor, a fêmea se sente mais a vontade para se alimentar e colocar os ovos. Porém, os hábitos continuam os mesmos no inverno.

Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

Se a larva não for retirada antes desses 40 dias e/ou não houver tratamento, a região que ela “atacou” pode ficar aberta e exposta, causando feridas e inflamações. Às vezes, pode acontecer de o berne ser absorvido pelo organismo e a ferida fechar sozinha, mas é uma situação mais rara.