O que a vaidade causa?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Quando a pessoa não se aceita, se acha feia e que tem algo de errado com a sua aparência, ela pode desenvolver um transtorno, o dismórfico corporal, em que vê o seu corpo numa relação equivocada. Há um incômodo com o nariz, os lábios, os dentes, ou todo o conjunto, o que causa sofrimento.

Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”. E se nós pudéssemos medir esse reconhecimento?

Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.

O antídoto da vaidade é a humildade e isso nada tem a ver com nos humilhar, mas em encarar o outro de forma mais igual, muitas vezes aceitando os defeitos e erros, pois somos seres humanos e como tal, absolutamente todos erramos.

1. Que ou o que tem grande cuidado com a sua aparência.

Para começar, Lígia explicou que a diferença básica entre vaidade e auto-estima está exatamente nesse ponto: a vaidade é uma expectativa sobre a opinião de terceiros e a autoestima é um movimento interno, é como a própria pessoa se enxerga.

Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”. 1 Pedro 3: 2-5.

É tudo vaidade. Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, de onde nasceu.

Em 1273, a Suma Teológica de São Tomás de Aquino fez a revisão dos pecados listados pelo Papa Gregório e os classificou novamente. Tal reclassificação resultou na lista dos atuais sete pecados capitais: luxúria, soberba (vaidade), preguiça, inveja, gula, avareza e ira (raiva).

Avaliação exagerada de si mesmo: 1 imodéstia, presunção, convencimento, pretensão, soberba, ostentação, garganta, afetação, esnobismo, inflação, narcisismo, pedantismo, pedantice, orgulho, sobranceria, vanglória, jactância, veleidade, ufania, enfatuação, pompa, empáfia, fatuidade, vacuidade, inchação, tesura.

É árduo para a vaidade entender que não somos melhores do que ninguém, por isso o segredo é trabalhar o melhor de ti, e nunca o que esperam de ti. O ego garante a existência de nossa individualidade, pois é a soma inconsciente de nossas vivências, mas antes de entender a personalidade é necessário entender a essência.

O vaidoso é aquele profissional que se gaba o tempo inteiro, que sempre quer ser o centro das atenções, que deseja sempre ser reconhecido e valorizado, que vive repetindo que fez isso e aquilo e que demonstra incômodo quando um colega se destaca mais do que ele.

A pessoa que é narcisista tem uma obsessão com valorizar a própria imagem. O excesso de admiração por si próprio e a vaidade acima do normal podem gerar problemas para o indivíduo que, no geral, sente muita necessidade de ser sempre admirado e não admite que sua presença passe despercebida.

Pessoas com autoestima alta transitam pela vida com visível autoconfiança. Elas sabem o que querem e o que precisam fazer para atingir os seus objetivos, além de não ter medo de recalcular as suas ações quando necessário. Outra característica é a tendência ao autocuidado.

5 Mas toda mulher que ora, ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é o mesmo que se estivesse rapada. 6 Portanto, se a mulher não se cobre, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, cubra-se.

10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que se alguém anão quiser trabalhar, não coma também. 11 Porque ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando; antes, fazendo coisas vãs.

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos. Mulheres devem usar, idealmente, vestidos longos, que cubram os joelhos, e não exponham decote. Homens, roupa social.