O que a vaca nos fornece e quais os produtos produzidos?

Perguntado por: lbarros8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Bem alimentadas, as vacas produzem leite e carne nutritivos e deliciosos. Além disso, as fezes delas são ricas em matéria orgânica e inorgânica, e, por isso, servem como excelentes fertilizantes para a plantação.

AS VACAS PRODUZEM LEITE E CARNE NUTRITIVOS E DELICIOSOS. ALÉM DISSO, AS FEZES DAS VACA SÃO RICAS EM MATÉRIA ORGÂNICA E INORGÂNICA, E, POR ISSO, SERVEM COMO EXCELENTES FERTILIZANTES PARA A PLANTAÇÃO.

Os bovinos hoje são os maiores produtores de gás metano, sendo 28% das emissões produzidas pela pecuária mundial.

Os produtos mais importantes resultantes da atividade pecuarista são: carne - bovina, de aves, etc.; leite, ovos, mel - principais produtos; couro, lã, seda - fibras usadas na indústria de roupas e calçados; ossos e outros. O couro também é bastante usado na indústria de automóveis e mobiliária.

Atualmente os principais produtos provenientes da atividade pecuarista são: carne, leite, ovos, mel, couro, ossos, lã, dentre outros. A pecuária no Brasil tem uma posição de destaque no mundo, considerado um dos maiores exportadores de carne (boi e frango) do mundo.

Cavalos, por exemplo, são muito utilizados como meios de transporte. Além disso, ajudam o homem do campo em serviços mais pesados, como para puxar carroças e arados. Já os bois e vacas, além de alimentos, como a carne e o leite, podem também nos fornecer o couro.

O que a vaca foi fazer na papelaria? Resposta: Comprar uma muuuuuuu-chila.

Vacas gostam de viver em grupos e podem desenvolver amizades com alguns enquanto evitam outros. Além disso, a vaca é muito importante para o agronegócio, uma vez que é responsável pela produção de leite.

O leite é a base de numerosos laticínios, como a manteiga, o queijo, o iogurte, entre outros. É muito frequente o uso de derivados do leite nas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, em produtos como o leite condensado, leite em pó, soro de leite, caseína ou lactose.

Muita gente pensa que a emissão de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2) pela bovinocultura acontece através do “pum” dos animais, mas, estudos mostram, mais de 90% desses gases produzidos pelos ruminantes são emitidos por boca e narinas, por eructação, o popular arroto.

Para darem leite, as vacas têm de ter filhos. Quando o bezerro nasce, a vaca mãe começa a produzir leite. Depois de dois meses dias, em média, o filhote deixa de mamar. Então, a vaca começa a ser ordenhada, ou seja, as glândulas mamárias são estimuladas para continuarem a dar leite.

Na categoria de carnes e pescados são considerados ingredientes os produtos derivados, tais como extratos de carnes, carnes desidratadas, liofilizadas, curadas, caldos e preparações diversas, peptídeos obtidos pela hidrólise das carnes etc.

Alimentos produzidos derivados do leite de vaca são variados, além do próprio leite, queijos, iogurte, requeijão, sorvete, doce de leite, manteiga, ricota, etc.

Matérias-primas provenientes da matança de mamíferos e de aves e boas condições de saúde, com os respectivos ossos, obtidos higienicamente. Compreende os órgãos e vísceras dos animais. É a matéria-prima proveniente da separação das porções gordurosas.

Pecuária é a criação de animais para a produção de alimentos ou matéria-prima. Trata-se de uma das atividades mais importantes para a economia do Brasil. A criação de animais para a produção de alimentos e matérias-primas recebe o nome de pecuária.

Já os ossos são utilizados na alimentação animal (aves, suínos e cães, por exemplo) na forma de farinha, rica em cálcio e fósforo. O sangue também pode ser aproveitado na forma de farinha ou para a produção de soro e plasma, sendo este último usado para confeccionar vacinas.

Os alimentos de origem animal são aqueles que derivam de algum tipo de animal, como o próprio nome sugere. Entre os mais consumidos estão o leite, ovos, carne branca, carne vermelha e mel.