O que a tricomoníase causa no homem?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A tricomoníase no homem afeta frequentemente a uretra. Apesar de os sintomas aparecerem com menos frequência, os principais na população masculina são irritação e corrimento no pênis, além de ardor ao urinar ou ejacular.

A tricomoníase pode ficar inativa no corpo do paciente por meses sem apresentar sintomas, além de ser uma infecção assintomática, sendo assim a pessoa infectada não apresenta sintomas, dificultando a identificação e o tratamento.

Qual o exame feito em homem para descobrir tricomoníase, ou outras doenças? Foi feito sangue e urina. Colheta de material atravês do raspado uretral é um exame que serve para investigar trichomonas e outros germes, que podem causar uretrite .

A tricomoníase leva cerca de uma semana para ser eliminada do organismo se tiver tratamento adequado. Portanto, é importante seguir as orientações médicas e ingerir a medicação indicada.

O tratamento desta doença pode ser feito recorrendo ao uso de antibióticos como metronidazol ou secnidazol, que permitem a eliminação do microrganismo do organismo, curando a doença.

O odor ocorre por alteração do pH vaginal, gerando aminas voláteis e ocasionando o característico “odor de peixe”. Não costuma causar prurido e irritação vaginal.

Fatores de risco para contrair a tricomoníase
Então fique de olho nos fatores que podem contribuir para o contágio. Presença de múltiplos parceiros sexuais; Relações sexuais desprotegidas; Histórico de outras doenças sexualmente transmissíveis(DST).

A tricomoníase é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Portanto, a forma de contágio desta doença corre através das relações sexuais (passa ou “pega-se” com as relações sexuais).

Não arde mais ao urinar, e o fedor do corrimento diminuiu 99%, mas o 1% me incomoda e me deixa com medo. Se você e o companheiro fizeram o tratamento correto provavelmente estão curados. Se persiste algum sintoma ainda deve sim ser analisado em consulta ginecológica!

Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:

  1. Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeado;
  2. Coceira;
  3. Odor forte e desagradável;
  4. Irritação vulvar;
  5. Dor;
  6. Dificuldade de urinar.

A tricomoníase deve ser tratada utilizando nitroimidazólicos, de preferência em dose única oral, para garantir maior aderência e eficácia no tratamento. Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas.

A tricomoníase é uma doença causada pelo Trichomonas vaginalis, um protozoário que foi descrito pela primeira vez em 1836. Esse protozoário flagelado anaeróbio é transmitido via relação sexual com pessoa contaminada e infecta o epitélio do trato genital. Ele é o principal causador de vulvovaginite em mulheres.

O período de incubação é de 10 a 30 dias, em média. A tricomoníase é diagnosticada pelo exame do fluído vaginal ao microscópio. Como se trata de uma doença sexualmente transmissível, o tratamento deve ser feito pela mulher e seu parceiro sexual.

Então, como diferenciar? A principal maneira de saber se é candidíase ou tricomoníase é observar a cor e o odor do corrimento vaginal. No caso da tricomoníase, o corrimento geralmente é amarelo ou esverdeado e tem um cheiro forte, já o corrimento da candidíase é esbranquiçado e sem cheiro.

O suco de romã e o banho de assento de vinagre de maçã, são bons exemplos de remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico da tricomoníase, pois possuem propriedades antiparasitárias, que podem ajudar a eliminar o parasita responsável pela tricomoníase, que causa inflamação, corrimento e coceira.