O que a Titanoboa come?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A Titanoboa se alimentava de enormes crocodilos e tartarugas que viveram no mesmo habitat. Acredita-se que seus inimigos naturais atacaram ovos e cobras mais jovens.

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul.

14,6 metros

Se você escolheu a segunda opção, temos péssimas notícias: a Titanoboa cerrejonensis não era uma cobra qualquer e seu fim seria bem doloroso. Esse animal pré-histórico podia chegar a um comprimento de 14,6 metros e pesar até 1,1 tonelada.

O animal, batizado de Titanoboa cerrejonensis, viveu na Colômbia há 60 milhões de anos e chegava a 13 metros de comprimento, pesando mais de uma tonelada.

A nova espécie foi chamada de Leptotyphlops carlae e é menor do que todas as demais 3.100 espécies conhecidas de cobras, de acordo com o biólogo Blair Hedges, da Universidade Estadual da Pennsylvania, que também ajudou a encontrar o menor sapo e o menor lagarto do mundo.

"A Titanoboa seria uma parente mais letárgica das cobras menores que vivem em regiões equatoriais hoje", afirma Head. Apesar de estar mais próxima anatomicamente das jiboias, os cientistas inferiram que seu comportamento seria mais próximo ao das sucuris, predadora de vertebrados aquáticos.

1. Píton-reticulada. Uma píton-reticulada bateu o recorde de maior cobra do mundo, com 10 m de comprimento. Essa espécie vive nas florestas tropicais e pântanos do sudeste da Ásia, em Bangladesh e no Vietnã.

Medusa

A maior cobra do mundo, devidamente registrada no Guinness Book of Records, mora em uma “Casa de Horrores” nos Estados Unidos. Ela se chama “Medusa” e virou pet dos donos do estabelecimento. Tem quase 8 metros de comprimento, é da espécie Malayopython.

Sua força de constrição era de 400 libras por polegada quadrada, uma força sem igual! Diferença de tamanho entre vértebras da Titanoboa e uma anaconda comum.

Sucuri-verde

Sucuri-verde é a maior cobra do país e a segunda do mundo, podendo atingir até 8 metros.

Viva desde 1953, a píton-real do zoológico de St. Louis, Missouri, é a cobra mais antiga já registrada, com cerca de 63 anos "nas costas".

De 13 a 15 metros de comprimento, quase um metro de largura e com peso de uma tonelada. A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis), a cobra maior que anaconda na Amazônia dominou as florestas tropicais da América do Sul. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo ...

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

O g1 listou alguns registros das "anacondas brasileiras" que bombaram este ano no Pantanal e nos rios de águas cristalinas de Bonito (MS), a 297 km de Campo Grande. Os flagrantes foram feitos por cinegrafista, moradores, pescadores, turistas, empresários e guias de turismo da região.

Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal.”

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva. A coloração varia do branco ao bege-claro. Mas como vive nos subterrâneos, o corpo também fica amarelado, em virtude da pigmentação do solo.