O que a tia da minha mãe e pra mim?

Perguntado por: oassis7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

3. Tia-avó A tia-avó é a irmã da minha avó, tia da minha mãe. Ana é minha avó, sua irmã Maria é tia da minha mãe Joana, então Maria é minha tia-avó.

Resposta: Olha, você pode realmente ser ''tia'' dela, mas dependendo, ela pode acabar sendo sua prima... É meio complicado, mas então você pode considerar ela ambas as opções...

dupla-meia-tia: meia-irmã materna da mãe e meia-irmã paterna do pai ao mesmo tempo ou meia-irmã paterna da mãe e meia-irmã materna do pai ao mesmo tempo.

Veja: 2º grau: (irmãos). 3º grau (tios e sobrinhos). 4º grau (tios-avós, primos e sobrinhos-netos).

Não há registo dicionarístico de "tia-mãe" como uma unidade vocabular autónoma, ou seja, não se trata de expressão que se refira a um grau de parentesco concreto, à semelhança de tio-avô (ou tia-avó — para esta discussão é a mesma coisa), «irmão do avô ou da avó em relação aos netos destes» (Dicionário Houaiss).

Nossos primos, segundo a lei brasileira, são nossos familiares de quarto grau, pois temos quatro pessoas até chegarmos neles: nós mesmos, nossos pais (primeiro grau), nossos avós (segundo grau), nossos tios (terceiro grau) e, finalmente, nossos primos.

Por isso, para a lei nao existe primo de primeiro, segundo ou terceiro graus. Para a lei, primo eh sempre de quarto grau.

Significado de Sobrinho-neto
substantivo masculino Aquele que é neto do irmão ou da irmã; o filho de um(a) sobrinho(a), em relação aos seus tios-avós, aos irmãos do avô ou da avó: a filha da cantora foi levada para a casa de seu sobrinho-neto, em Paris. Etimologia (origem da palavra sobrinho-neto). Sobrinho + neto.

Indivíduo que é filho de um sobrinho ou de uma sobrinha, em relação aos seus tios-avós. Feminino: sobrinha-neta. Plural: sobrinhos-netos.

Neta do primo ou prima. Bisneta do tio ou tia.

Ser tia é amar incondicionalmente um pequeno que não saiu de seu ventre, mas é especial em sua vida. Amor de tia é puro como o de uma avó, cuidadoso como de uma mãe e protetor como de um pai. Ser tia é experimentar um amor diferente no primeiro sorriso dado pelos filhos dos seus irmãos.

Tia é aquela segunda mãe, uma pessoa especial que temos a sorte de ter ao nosso lado. Querida tia, você torna os meus dias mais felizes e amorosos. Quero que saiba que és uma pessoa muito especial na minha vida! Não consigo imaginar a minha vida sem você, tia.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro (a) em linha colateral: 2º grau: irmãos e irmãs 3º grau: tio e tia, sobrinho e sobrinha.

Os parentes diretos de terceiro grau são: bisavôs e bisavós, bisnetos e tios. Por afinidade, são parentes de terceiro grau concunhados. A contratação de parentes de quarto grau em diante está liberada. Estão nesta categoria primos e sobrinhos-netos.

Nesse sentido, podemos afirmar que se trata da origem, ou seja, ascendentes relacionados aos pais, avós e bisavós. Agora, descendência se refere àqueles que vierem depois de uma determinada pessoa, isto é, a prole. Assim sendo, representando esse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos, e assim sucessivamente.

sobrinho-neto - filho do sobrinho ou da sobrinha… primo - pessoa em relação aos filhos de seu tio ou de sua tia ou aos respectivos descendentes… sobrinho - filho de irmão ou irmã, ou de cunhado ou cunhada…

nome feminino
A irmã do avô ou da avó, com relação aos netos destes. Plural: tias-avós. Plural: tias-avós. Confrontar: tios-avós.

Tia era, até então, para as crianças a irmã de um dos pais que, em geral, estabelecia uma relação de muito afeto e mimo com os sobrinhos e, às vezes, até cumplicidade.

Do ponto de vista legal, na Lei do Brasil, não há impedimento a casamento entre parentes até primos em primeiro grau.

Segundo o artigo 1.592 do Código Civil “São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra” (sem grifos no original). Já os “afins em linha reta” são aqueles que advêm dos cônjuges do parente consanguíneo, por afinidade.