O que a termoquímica estuda indique quatro exemplos?

Perguntado por: dmarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Exemplos: Cozimento dos alimentos (absorve calor); fotossíntese (absorve luz solar); fusão, ebulição e sublimação (absorvem calor); carregamento de baterias (absorve energia elétrica); eletrólise (absorve energia elétrica).

A termoquímica é dividida em dois processos: endotérmicos e exotérmicos — ou seja, respectivamente, que absorvem e liberam energia. O ciclo da água, por exemplo, ilustra bem a relação da energia com a transformação de estados físicos.

A termodinâmica também é aplicada em outras situações, como na turbina de avião e nas usinas termoelétricas, que se utilizam do calor produzido pela fissão atômica.

Tipos de Entalpia

  • Entalpia de formação: é a energia que resulta de uma reação química endotérmica ou exotérmica de uma substância, a qual é calculada considerando a entalpia padrão.
  • Entalpia de combustão: é a liberação de energia. ...
  • Entalpia de ligação: é a absorção de energia utilizada no rompimento da ligação de átomos.

A Termoquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações químicas e os processos físicos que envolvem trocas de calor.

Termoquímica é a parte da química que estuda a quantidade de calor (energia) envolvida nas reações químicas. Quando uma reação libera calor, ela é classificada como exotérmica. A absorção de calor em uma reação, faz com que ela seja endotérmica.

Termoquímica é o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.

Alguns conceitos importantes a respeito da termoquímica são: Entalpia de Formação ou Calor de Reação: é a energia da reação quando forma 1 mol de substância, a partir das substâncias químicas (elemento no seu estado padrão). O estado padrão é a forma mais estável de uma substância a 25°C e a 1atm de pressão.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

Lei base da termoquímica
A Lei de Hess afirma que: em uma reação química, o calor liberado ou absorvido é constante e independente do número de etapas pelas quais a reação passa. Ou seja, a lei estabelece que a variação de entalpia de uma reação química depende apenas do seu estado inicial e do seu estado final.

O trabalho termodinâmico é a troca de energia entre dois sistemas termodinâmicos em razão da movimentação de suas fronteiras. Por exemplo: quando se aquece um gás no interior do êmbolo de uma seringa, em certo momento, a pressão exercida pelo gás é suficientemente grande para empurrar o êmbolo.

Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).

Toda máquina térmica necessita de uma fonte de calor e de uma substância de trabalho capaz de ter o seu volume modificado e, consequentemente, movimentar algum mecanismo, como válvulas ou pistões. Os motores de combustão interna, como aqueles que movem os automóveis atuais, são exemplos de máquinas térmicas.

Tipos de entalpia: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução.

Os cinco tipos de entalpia são: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução.

Termoquímica é o estudo das reações e dos processos de mudança de estado físico, onde ocorrem trocas de energia na forma de calor.

A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes. Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia.

A Termoquímica é a área de estudo da Química que engloba os processos que transferem ou absorvem calor. A Termoquímica estuda todos os processos físicos e químicos em que há trocas de calor entre o sistema e o ambiente. Muitas reações importantes para a nossa vida são estudadas na Termoquímica.

Geralmente, a Termoquímica no Enem é abordada de modo integrado a aspectos ambientais, como as reações de combustão, o poder calorífico dos combustíveis, a fotossíntese, entre outros.

As equações termoquímicas devem indicar: a variação da entalpia, os estados físicos e variedades alotrópicas, a temperatura e a pressão, além do número de mol dos elementos. As equações químicas são formas de se representar as reações químicas.

são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química. Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar.