O que a tecnologia trouxe de ruim?

Perguntado por: ocarvalho9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Algumas vezes, a tecnologia leva as pessoas ao isolamento, a privá-las da interação física e real, e a ter problemas de dependência.

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

5 problemas de tecnologia enfrentado pelas empresas

  • Lentidão no servidor ou nas aplicações. ...
  • Falhas ou inexistência de Backups. ...
  • Exposição ou falhas de segurança digital. ...
  • Dificuldade de acompanhamento dos ativos digitais do negócio. ...
  • Acesso a profissionais especializados.

Um impacto que a tecnologia acaba por ser de grande uso desde sua implementação é a automatização de processos no ambiente profissional e casual, assim transformando um trabalho antes considerado robusto e complicado em um processo automático e facilitado.

Segundo especialistas, uso excessivo de smartphone pode ter consequências que incluem distúrbio de sono, dores de cabeça, dificuldade de concentração, além de prejudicar os relacionamentos. Os números já são preocupantes com estudantes mais velhos. Agora, imagina entre os alunos que já nasceram na era do smartphone?

Conquistas científicas proporcionam um considerável aumento na expectativa de vida, a internet conduz praticidade, conforto e entretenimento às pessoas, além disso, softwares de gestão adicionam agilidade à rotina de organizações.

Por um lado, a tecnologia aproxima, traz o mundo todo para a palma da mão, nos permite conhecer diversos lugares e acessar informações com um simples clique. Por outro lado, pode distanciar os jovens da realidade, impedindo que vivam experiências valiosas para o seu desenvolvimento no mundo offline.

“Alguns dos impactos negativos mais comuns incluíram danos psicológicos como ciúme, solidão, ansiedade e redução da autoestima, bem como exposição a softwares maliciosos e riscos de phishing”, disse a autora da pesquisa, Layla Boroon, em reportagem do jornal Daily Mail.

O maior e principal obstáculo imposto pelo uso de tecnologia na sala de aula é o problema da distração dos alunos. A atenção é um recurso que tem se tornado cada vez mais escasso na Era Digital.

As novas tecnologias geram mudanças cerebrais nos indivíduos. Há indivíduos, por exemplo, que tem extrema dificuldade de controle no uso das redes sociais digitais, jogos eletrônicos ou até mesmo não conseguem ficar distante dos smartphones (nomofobia).

Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

Os alunos que não tinham acesso ao espaço virtual não podiam assistir às aulas. Isso pode contribuir para o aumento no índice de evasão escolar, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentou 171% em 2021, na comparação com 2019.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Vírus, golpes e vazamento de dados são apenas alguns dos riscos da internet. E, embora a maioria deles possa afetar qualquer indivíduo online, alguns são particularmente perniciosos para crianças e adolescentes.

Surtos de tontura, enjoo e dores de cabeça são as principais reclamações. Já que a quantidade cada vez maior de horas na frente de nossos smartphones estimulam a interação e fazem com que outras atividades passem desapercebidas.

a internet mudou a forma em que trabalhamos, fazemos compras, contatamos nossos amigos ou procuramos novos relacionamentos, lemos, escrevemos, nos informamos, nos relacionamento com nossos filhos e, sobretudo afetou drasticamente o sentido e a possibilidade de privacidade.

O uso excessivo do celular dificulta o aprendizado e rendimento. Por exemplo, é comum que alunos conversem por meio de mensagens ou aplicativos quando os professores estão ministrando o conteúdo ou propondo algum tipo de atividade. Ou mesmo que acessem as redes sociais para inserir fotos ou comentários das aulas.