O que a tecnologia influenciou as grandes navegações?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Através da tecnologia desenvolvida para as navegações, tudo aquilo que era apenas visível a olho nu no céu, passa a ser interpretado e medido detalhadamente como meio de localização dos navegadores.

No entanto, tecnologias como câmeras, sonar inteligente e geolocalização, são complementares aos sistemas de navegação e possuem grande importância também. Nesse caso, estamos falando das tecnologias mais importantes para todos os tipos de embarcações, indo desde navios cargueiros até barcos recreativos.

A popularização da Internet tem levado à emergência de martkeplaces, mercados digitais operados por plataformas de gigantesco alcance público. Amazon, Alibaba, WeChat, Facebook, Google, Apple, Microsoft, Linkedin, Uber, dentre outros, se tornaram os intermediários das Grandes Navegações Digitais.

As tecnologias analisadas nesta aula são o astrolábio, o quadrante, a bússola, a caravela, a cartografia e a balestilha. Além disso, o intuito é o de que os alunos compreendam as relações entre a monarquia e os grupos sociais no processo da Expansão Marítima.

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e permitia determinar a distância entre o ...

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.

Cirurgias sendo realizadas a distância, via computador, com o auxílio de braços mecânicos. Comidas fabricadas via impressoras 3D. Robôs com cérebros artificiais, com direito a cidadania. O que antes parecia cenário de ficção científica está cada vez mais próximo de se tornar realidade.

A tecnologia é capaz de conectar pessoas independente de fronteiras físicas, mas é também a origem de um contínuo senso de "desconexão". Se houver uma tela conectada à internet, o mundo ao redor perde brilho e a atenção ao qual fazia jus não terá nossa total atenção como antes.

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.

Foi na Escola de Sagres que foram realizados, em 1418, os primeiros estudos e projetos de viagens oceânicas. Foi nela que foram aprimoradas embarcações como a caravela e aperfeiçoados os instrumentos náuticos necessários a longas viagens, como a bússola e o astrolábio, que haviam sido inventados no Oriente.

Esse processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.

Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...

Há mais de 500 anos, a Tecnologia Portuguesa consolidou e aperfeiçoou instrumentos como cartas náuticas, roteiros de viagens, agulha de marear (bússola), naus e caravelas. A caravela, um barco de maior calado que a barca. Possuía dois mastros e velas triangulares (panos latinos).

Se a sua dúvida é: quais equipamentos tecnológicos eram utilizados na expansão marítima, veja a seguir as principais tecnologias marítimas daquela época:

  • Bússola.
  • Astrolábio.
  • Cartografia.
  • Quadrante.
  • Balestilha.
  • Caravelas.

Com os avanços tecnológicos, a navegação por satélite, em particular o Sistema de Posicionamento Global (GPS), tornou-se uma ferramenta amplamente utilizada e confiável para determinar a localização e orientação nos processos de navegações mundiais.

Grandes navegações: principais consequências
Descoberta da América e início do sistema colonial; Estabelecimento do comércio de escravos africanos; Criação de novas rotas comerciais; Expansão política e militar das nações europeias.

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Houve vários factores que contribuíram para a pirataria durante esta época, incluindo o aumento da quantidade de cargas valiosas enviadas para a Europa sobre vastas áreas do oceano, a redução de navios europeus em determinadas regiões, a formação e experiência que muitos marinheiros ganharam em navios europeus ( ...