O que a TAG pode causar?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 16 votos

Esse transtorno pode trazer muitas dificuldades para o dia-a-dia, uma vez que o estresse constante pelo qual o paciente passa acaba drenando suas energias. O indivíduo pode ter problemas para se concentrar, sentir irritabilidade e até mesmo ser abatido por uma fadiga extrema e debilitante.

A pessoa com transtorno de ansiedade generalizada se sente constantemente preocupada ou angustiada e ela tem muita dificuldade em controlar esses sentimentos. A intensidade, a frequência ou a duração das preocupações são maiores que o esperado para aquela situação.

As pessoas que sofrem com TAG mantém preocupações crônicas e excessivas com prejuízos emocionais e fisiológicos, ou seja tanto a mente como o corpo podem padecer. Outros problemas podem surgir em decorrência da TAG, os mais comuns são depressão, ataque de pânico, abuso de drogas ansiolíticas e até de álcool.

Uma ótima maneira de aliviar o estresse e ansiedade durante o dia a dia é realizando atividades que são prazerosas. Cozinhar, dançar, escrever, pintar, tocar um instrumento musical!

Como controlar a crise de ansiedade?

  1. Desvie a atenção dos sintomas. ...
  2. Diminua o ritmo da respiração. ...
  3. Relaxe os músculos. ...
  4. Se distraia. ...
  5. Use a imaginação guiada.

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Entre os gatilhos mais comuns que disparam a ansiedade, podemos destacar:

  • Situações que remetem a traumas do passado – como cenas de filme com violência sexual, por exemplo;
  • Consumo de álcool e algumas drogas;
  • Pressão demasiada no trabalho ou estudos;
  • Consumo excessivo de informação;
  • Multidões;
  • Outros.

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

  • Fadiga;
  • Tensão muscular;
  • Palpitação;
  • Suor excessivo;
  • Dor de cabeça;
  • Disfunção sexual;
  • Disfunção gastrointestinal.

O problema, no caso da ansiedade, está no fato de que ela é capaz de mudar o foco de nossa atenção durante o dia. Desta forma, a ansiedade torna a atenção enviesada, alterando nossa consciência em relação aos nossos arredores e, consequentemente, a maneira em que interpretamos nossa realidade.

Os sintomas do TDAH são diferentes e envolvem, principalmente, problemas com foco e concentração. Já os sintomas de TAG são caracterizados pelos sentimentos de nervosismo e medo constante, mesmo quando não há perigo aparente. Apesar de cada condição ter sintomas únicos, os dois transtornos se espelham.

O indivíduo pode ter problemas para se concentrar, sentir irritabilidade e até mesmo ser abatido por uma fadiga extrema e debilitante. O portador de TAG pode ser definido como uma pessoa extremamente preocupada e que sofre em diversas áreas da sua vida por não conseguir deixar essa preocupação de lado.

Dessa forma, enquanto as pessoas em estado ansioso apresentam sintomas somente por um período de tempo, a pessoa que tem ansiedade generalizada vai conviver com todos esses sintomas quase que diariamente, atrapalhando todos os aspectos de sua vida.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

Depois da crise de ansiedade
Mas a crise deixa um rastro de cansaço extremo, dores musculares e cabeça pesada. “Para contrabalancear a descarga de adrenalina, o corpo tenta compensar o atraso e volta de uma vez, em um efeito rebote”, explica a psiquiatra Isabela Paixão.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias.