O que a Sunamita quis dizer quando disse eu habito no meio do meu povo?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Sua resposta foi: “Eu habito no meio de meu povo”, ou seja, “sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas, me agrada o convívio com o povo”. Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho.

Sulamita ou Sunamita é uma personagem bíblica do Antigo testamento e significa que possui a perfeição, ou pacífica, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Sulamita foi a preferida do Rei Salomão.

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

As 3 Qualidades da Sunamita!

  • Visão Espiritual: A Sunamita ao ver Eliseu chegar a Suném, logo disse ao seu marido, esse homem é um homem de Deus. ...
  • Caridosa e Hospitaleira: ...
  • Cheia de Fé e Perseverança:

Ela foi citada apenas como uma habitante da cidade de Suném. Segundo a Bíblia, era uma mulher que possuía terras e boas condições. Apesar de não ter seu nome destacado na Palavra, seus atos nos deixam grandes ensinamentos quanto a fé, determinação e cuidado com a obra de Deus.

Na história da Sunamita e do Profeta Eliseu, vemos que Deus é poderoso para intervir em nossa história a partir do princípio do serviço. Ela serviu, de maneira natural ao homem de Deus, e foi agraciada pela presença de Deus e milagres extraordinários.

Em 2 Reis 4 vemos que o Senhor Deus usa a vida de Eliseu e por meio dele opera 5 milagres que alteram completamente o contexto em que ele está inserido. Tenho certeza que é o desejo de Deus fazer o mesmo em nossas vidas. O capítulo de 2 Reis 4 é abundantemente marcado pelo poder de Deus na vida de Eliseu, o profeta.

II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de I Reis e antes de I Crônicas. Possui 25 capítulos. Narra a história do profeta Eliseu (sucessor do profeta Elias) e dos reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de I Reis.

A mulher de Suném ou mulher sunamita é uma personagem da Bíblia hebraica.

A personalidade do nome Sulamita está relacionada a uma mulher mansa e pacífica, mas que pode também ter uma personalidade mais sensual. Esse nome se remete a uma mulher inteligente, corajosa e bastante determinada, por isso, esse nome feminino é tão procurado pelas mamães que desejam um nome forte de menina.

Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela. Ela disse ao seu marido: — Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus.

O seu nome deriva do hebraico Karmel, que significa "jardim", "campo fértil" ou "vinha do Senhor" (carmo significa "vinha", el significa "senhor").

Vai entrando no lagar, onde as jovens vestidas de branco, pisavam as uvas de pés descalços o dia todo, para confecção do melhor vinho. Bem de longe avista uma jovem, bela, formosa! Salomão se apaixona por ela. A jovem olha para o pastor de ovelhas e ele vai aproximando e diz: “Ei moça”!

"O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos." Qualquer forma de ação indicaria vida, e deixaria o profeta contente. A criança "espirrou", alguns dizem, porque morreu com uma doença da cabeça, pois antes ele disse ao seu pai, "Minha cabeça!

O profeta ficou tão grato e comovido com a atitude da Sunamita que desejou lhe retribuir o favor de alguma forma. Então, ele lhe diz que no tempo determinado ela teria um filho, pois ao que tudo indica a mulher era estéril. A palavra do profeta se cumpriu e ela foi agraciada com um filho.

Vai bem teu filho? Ela respondeu: Vai bem. 26 Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido?

Que assim como Eliseu você também possa ter um quarto na sua vida; um lugar de intimidade com Deus. Que o seu quarto seja construído próximo dos muros, para serem protegidos pelo sangue de Jesus e separados em santidade para Deus. Que no seu quarto tenha uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro.

Como prova de seus argumentos, Geazi apresentou ao rei, a mulher sunamita, que confirmou toda a história. Maravilhado, o rei restituiu todas as suas propriedades e lhe deu um eunuco como servo.

Muitos estudiosos acreditam que Suném seja a moderna cidade de Solem, próxima de Megido.

Suném ficava no território de Issacar, bem ao norte de Israel. Estava a uns 30 quilômetros da capital Samaria e a uns 25 km. do monte Carmelo, onde houve o grande encontro de Elias com Acabe e os profetas de Baal.