O que a Suíça faz de melhor?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

A Suíça é um país incrível país da Europa Central. Conhecida pelos seus queijos e chocolates, setor bancário, estações de esqui e muito mais, com certeza vale a pena saber mais sobre a cultura da Suíça.

Composta principalmente por pequenas e médias empresas, a economia suíça é baseada na exportação. A redução das despesas, o assim chamado «freio do endividamento» permitiu atingir um nível relativamente baixo de dívida pública (mesmo após as medidas relativas à Covid 19).

A Suíça é o melhor país do mundo com base na sua atitude em relação à educação, à democracia, às empresas e à qualidade de vida, segundo uma pesquisa americana.

O governo suíço define sua neutralidade publicamente, incluindo em seu site oficial. As regras são básicas: além de não entrar em guerras, o país não pode permitir que nações em conflito usem seu território e tampouco deve fornecer mercenários para outros países.

Defesa em alta e alerta com dependência. — Ponto forte da Suíça é a defesa.

A economia da Suíça é uma das mais desenvolvidas do mundo. Baseia-se no setor de serviços e na indústria, com especialidade na produção de alimentos e equipamentos de precisão. É uma confederação desde 1848. Pouco antes, em 1815, o país havia declarado sua independência e conquistado neutralidade.

O setor industrial atua principalmente em tecnologias avançadas, como a microtecnologia, a biogenética e o setor farmoquímico. Em razão dos avanços econômicos e da estabilidade política, a Suíça possui um dos mais altos padrões de vida, possuindo o nono melhor IDH do mundo.

Se o franco fica mais forte, a Suíça se torna mais cara e nosso nível de preços aumenta. Mas é interessante notar que ao longo dos anos a paridade do poder de compra aumenta lentamente, mas seguramente os preços suíços estão se aproximando muito lentamente do nível europeu.

Principais setores econômicos: finanças, indústria e turismo. PIB per capita: US$ 91.990,00 (ano de 2021). Composição do PIB por setor da economia: serviços (74%), indústria (25,3%) e agricultura (0,7%) - (dados de 2021).

Entre os produtos mais exportados pela Suíça para o mundo no universo do agronegócio, o que se destaca é a água saborizada, que engloba água mineral e bebidas com corantes e açúcar, com US$ 3,51 bilhões exportados.

O que fazer pelo país
Passear de barco no Lago de Zurique; conhecer as belas Cataratas do Reno, ao norte; apreciar a deslumbrante vista do Jungfraujoch (Top of Europe), tida como a mais alta estação de trem da Europa; e curtir as atrações do Monte Titlis, uma montanha de neve situada na Suíça Central.

Apesar de ser um país relativamente pequeno, a Suíça exerce influência mundial sendo responsável pela fabricação das marcas mais famosas de Relógios, Chocolates e principalmente pelos famosos Bancos Suíços.

Qualidade de vida ao morar na Suíça
De acordo com o índice publicado pelo site Numbeo, a Suíça é o país com melhor qualidade de vida em 2022. O índice considera diversos critérios como poder de compra, índice de poluição, custo de vida, segurança, saúde, entre outros.

As empregadas domésticas na Suíça deverão receber um mínimo de CHF19,50 ($20,90) por hora a partir de 2023. Este artigo foi traduzido com a ajuda da Inteligência Artificial. O Conselho Federal tomou a decisão de aumentar o salário mínimo em 1,5% na sexta-feira, após saber da extensão das infrações entre 2019 e 2021.

Uma das curiosidades da Suíça é que no país existem cerca de 400 variedades de queijo, sendo o Gruyère o mais famoso. O vinho suíço também tem uma produção relevante: cerca de 200 milhões de litros são produzidos anualmente. Todavia, menos de 3% desta quantidade é destinada à exportação.

Mesmo sem acesso ao mar, sem colônias e com uma democracia exemplar, a Suíça fez parte da economia da escravidão durante séculos e, segundo especialistas, seus empresários e banqueiros acumularam fortunas com isso. O tráfico acontecia em um sistema de comércio triangular entre Europa, África e Américas.

A cultura suíça também é conhecida por seu artesanato e, principalmente, pela relojoaria. A indústria de relógios de luxo na Suíça possui uma excelente reputação de artesanato com marcas de relógios como Patek Phillippe, Rolex, Tissot, TAG Heuer, Vacheron Constantin e Chopard.

O alemão, francês, italiano e romanche são as línguas oficiais da Suíça - um multilinguismo que é vivido.

Em um jogo complicado, com a defesa suíça dificultando a criação brasileira, seleção venceu no fim por 1 a 0 com gol de Casemiro, resultado que garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

As indústrias mais importantes são a química e farmacêutica, além da indústria de máquinas e metalúrgica. Ao contrário, o setor agrícola está perdendo força. Com sua praça financeira e comercial, a Suíça emprega a maioria da população ativa no setor de serviços.

Luxemburgo

Sobre o número 1…
Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico.