O que a sinusite ataca?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação.

Sinusite aguda
A intensidade da dor pode variar entre uma dor mais forte ou pontadas, pulsátil ou sensação de pressão na cabeça. Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal.

Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.

Analgésicos e anti-inflamatórios
Alguns analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da sinusite para diminuir a inflamação dos seios nasais e aliviar a dor de cabeça.

A sinusite aguda dura menos de um mês. Os seus sintomas podem desaparecer por si próprios em cerca de 10 dias, mas pode demorar até três ou quatro semanas.

Quando você se deita, no entanto, seu corpo não precisa lutar tanto para enviar sangue à sua cabeça. O aumento do fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos dos seios da face pode, por sua vez, causar congestão, pressão e dor nos seios da face.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal. Ao incorporar os que são bons alimentos para a sinusite em sua dieta, você não estará cuidando apenas dos seus seios nasais, mas também irá reduzir como um todo a inflamação em seu corpo.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

A sinusite é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae são agentes comuns na rinossinusite bacteriana aguda. Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae resistentes a antibióticos requerem medicamentos diferentes.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

1) Remédios expectorantes
Uma das formas mais utilizadas para eliminar o catarro é o xarope com ação expectorante. O medicamento ajuda a fluidificar as secreções eliminando o excesso do catarro. Uma das formas mais utilizadas de como eliminar o catarro é o uso e expectorantes como, por exemplo, xaropes.

Muitas pessoas também se perguntam se a sinusitetontura e enjoo. Sim, a sinusite dá enjoo em algumas pessoas, por ficarem engolindo a secreção. Já a tontura geralmente aparece caso a infecção chegue ao ouvido interno.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

Os medicamentos que podem ser prescritos pelo médico são:

  • analgésicos;
  • anti-histamínicos para evitar alergias;
  • descongestionantes para desbloquear as fossas nasais;
  • spray nasal com esteroides que diminuem a inflamação;
  • antibióticos para tratar eventual infecção bacteriana.

Como a sinusite afeta a qualidade do sono
A corisa e a congestão nasal, sintomas comuns da sinusite, levam a má qualidade do sono devido as dificuldades respiratórias que trazem incômodo e dificuldade para adormecer.