O que a silimarina faz no fígado?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado. A silimarina age na redução da gordura do fígado por conta de suas funções: antioxidante. antifibrótica.

Como todo remédio, a Silimarina deve ser utilizada com cautela, sob a supervisão médica adequada. Além disso, o seu consumo deve ser aliado a hábitos de vida saudáveis, como a alimentação balanceada e a inserção de exercícios físicos na rotina.

A Silimarina, conhecida como Cardo Mariano ou Cardo de Leite, oferece alta biodisponibilidade na forma de suplemento. Atua diretamente na diminuição dos danos que o álcool e outras toxinas causam ao fígado, evitando os problemas conhecidos como cirrose, hepatite, problemas na vesícula biliar e vários outros.

“Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser. Isso porque diminuir as medidas com muita rapidez é até perigoso para o fígado.

Existem alguns efeitos colaterais causados no início do tratamento com a Silimarina, seja na forma de suplemento ou ainda do chá feito a partir da planta. Além da diarreia, ela também pode causar excesso de flatulência (gases), inchaços na barriga, irritação no estômago e náuseas.

Silimarina para gordura no fígado
A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado. A silimarina age na redução da gordura do fígado por conta de suas funções: antioxidante. antifibrótica.

Silimarina 300mg; Excipiente q.s.p 1 cápsula. Tomar 1 cápsula 1 vez ao dia antes da principal refeição.

A silimarina é contra-indicada em indivíduos com hipersensibilidade ao medicamento ou quando obstáculos mecânicos estão presentes no trato biliar. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR.

Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas com insuficiência crônica e também em portadores de insuficiência hepática grave. Crianças: Não foram realizados, até o momento, estudos específicos com silimarina e racemetionina em crianças para o estabelecimento da segurança de seu uso neste grupo de indivíduos.

É importante lembrar que a Silimarina também é um importante anti-inflamatório, capaz de prevenir o agravamento de doenças. Modo de usar: Tomar 1 Cápsula No Café Da Manhã E Antes De Dormir.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Quais os benefícios da Silimarina? A Silimarina contribui para: Melhorar o intestino e o sistema digestivo em geral; modulando o equilíbrio da microbiota (pelo estímulo a proliferação de lactobacillus e bifidobactérias, o que teria importante efeito papel imunomodulador)

A alcachofra possui silimarina, antioxidante, inclusive, vendido em farmácias para o tratamento de doenças hepáticas. Na alcachofra, a silimarina será um antioxidante preventivo para a diminuição da gordura visceral do fígado. Vale, portanto, o consumo da alcachofra cozida ou em forma de chá.

TRATAMENTO DE GORDURA NO FÍGADO:

  1. Realize uma dieta hipocalórica: ...
  2. Reduza a ingestão de carboidratos: ...
  3. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas: ...
  4. Pratique exercícios físicos frequentemente:

O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia. Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.