O que a Salmonella causa no ser humano?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

A Salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonelose não tifóide e febre tifoide. Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).

Como identificar a salmonella?

  1. Diarreia constante;
  2. Mal-estar geral;
  3. Cansaço constante;
  4. Fezes que apresentam sangue;
  5. Perda de apetite;
  6. Dor abdominal;
  7. Febre abaixo de 38ºC;
  8. Enjoos e vômitos.

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Elas podem receber ciprofloxacino, azitromicina ou ceftriaxona por vários dias. As crianças recebem trimetoprima/sulfametoxazol. Pessoas com bacteremia recebem antibióticos como ciprofloxacino ou ceftriaxona por cerca de duas semanas.

Durante a gastroenterite é importante priorizar uma dieta com fibras de fácil digestão, como a presente em alimentos como arroz branco, pão branco, macarrão branco e frutas sem casca. Além disso, deve-se optar por proteínas com baixo teor de gordura, como peixes, ovos, tofu e frango sem pele.

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Geralmente, o médico suspeita de uma gastroenterite após avaliar os sintomas apresentados, no entanto a única forma de confirmar que se trata de uma gastroenterite causada por Salmonella é fazendo um exame de fezes, no qual uma amostra de fezes é enviada para o laboratório, de forma a identificar as bactérias presentes ...

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

“Das medidas de prevenção, podemos lavar frequentemente as mãos, evitar comer alimentos crus ou mal cozidos, como as frutas. Mamão, tomate, peixes, ovos, leite. Se for consumir o leite, que pode ser também um vetor, melhor escolher o pasteurizado”, explica.

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Os produtos de cacau não são os únicos ingredientes que podem introduzir Salmonella no chocolate. Como foi apresentado por Morasi et al. (2022), amêndoas, manteiga de cacau e o próprio chocolate (produto final), podem estar contaminados com diferentes sorotipos de Salmonella.

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Os sorotipos mais importantes na transmissão da salmonelose de animais para humanos são Salmonella Enteretidis e Salmonella Typhimurium (WHO, 2005). A duração geralmente é de duas a quatro semanas, porém podem acontecer complicações, incluindo septicemia e artrite séptica.

A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

Diagnóstico e tratamento da infecção por Salmonella
Porém, em infecções mais sérias, pode ser recomendado o uso de reposição eletrolítica, reidratação e, ainda, uso de antibióticos, principalmente para evitar a disseminação da bactéria para outras partes do organismo, caso o problema no intestino não seja controlado.