O que a saliva do gato pode causar?

Perguntado por: iescobar6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

São Paulo – Uma bactéria presente na saliva da maioria dos cães e gatos pode levar o ser humano à morte. A bactéria é a capnositopefaga e a infecção pelo contato com ela é raríssima.

Os sintomas normalmente são leves, similares à gripe, dengue e podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos. Pessoas com baixa imunidade: podem apresentar sintomas mais graves, incluindo febre, dor de cabeça, confusão mental, falta de coordenação e convulsões.

A alergia é uma das principais situações relacionada com os gatos e pode ser desencadeada pelo contato com os pelos dos gatos. Os principais sinais e sintomas de alergia respiratória são espirros, inchaço das pálpebras dos olhos, problemas respiratórios e até mesmo asma em algumas pessoas.

No geral, o gato portador da toxoplasmose não apresenta sintomas, mas pode acontecer de ocasionar febre, fraqueza e até mesmo anorexia. Por isso, é importante ficar atento e, ao qualquer sinal de desconfiança, levar o seu amiguinho ao veterinário o quanto antes.

Posso dormir com meu gato ou isso faz mal? Sim! Além de fazer bem para você, dormir com seu gato demonstra que ele (ou ela) confia em você e gosta da sua companhia. E mesmo que você dê aquele empurrãozinho durante o sono, não se preocupe, que não vai machucar o seu felino.

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose. Não existe vacina contra a toxoplasmose.

No entanto, alguns sintomas podem surgir, como:

  • febre;
  • ínguas pelo corpo;
  • cansaço;
  • dor muscular e nas articulações;
  • dor de cabeça e de garganta;
  • dificuldade para enxergar;
  • manchas avermelhadas pelo corpo.

Sintomas da toxoplasmose
No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

É tão confortável!
Apesar da fama do gato de deitar em qualquer lugar, com posições estranhas, ele gosta mesmo é de descansar enroladinho sobre algo fofinho. A cama é bem confortável, e isso também explica por que gato gosta de dormir com o dono.

Quais são os sintomas da toxoplasmose nos animais? Geralmente, os animais não apresentam sinais clínicos evidentes, ou podem ser muito variados, como febre, gânglios inflamados e doloridos (ínguas), pneumonia, encefalite, convulsões e abortamentos.

Os sintomas só aparecem na fase aguda da doença, que dura cerca de seis meses e não diminui quando desaparecem os sinais, mas apenas quando revela o exame de sangue. Nesse período, a mulher não pode engravidar.

A esporotricose pode ser diagnosticada por meio de uma correlação entre dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. A confirmação diagnóstica laboratorial é feita por meio do isolamento do fungo obtido de material de biópsia ou aspirado de lesões.

O ideal é pegar o filhote de gato somente após a terceira ou quarta semana de vida, que é quando ele já está mais “fortinho”. Ainda assim, é fundamental ter muito cuidado na hora de segurar o animal, já que qualquer toque errado e/ou mais forte pode causar lesões e traumas.

O mais curioso é que a maioria dos felinos não gosta de ruídos ou barulhos em alto volume. Ou seja, um aspirador costuma afugentá-los e não atrai-los para uma limpeza. Um dos motivos para o gato aceitar a limpeza do aspirador pode estar no seu tamanho, já que ele é gordo demais para fazer a sua própria higiene natural.