O que a risperidona faz no cérebro?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A risperidona é um antagonista seletivo das monoaminas cerebrais. Em outras palavras, sua ação principal bloqueia receptores dopaminérgicos D2 e receptores serotoninérgicos 5-HT2. Certamente, esses efeitos no cérebro ajudam a controlar os sintomas.

Se um médico lhe prescreveu Risperidona, há que se aguardar algumas semanas (entre 4 e 6 semanas em média) para se concluir sobre os efeitos benéficos dela. Sempre retorne às consultas para ser avaliado dessa forma.

A risperidona é um antipsicótico usada em várias situações clínicas psiquiátricas, desde para tratar esquizofrenia até TOC. Pode causar vários sintomas colaterais dependendo da dose e da sensibilidade do organismo do paciente, como ganho de peso, sono, alterações motoras, ... Converse com seu médico.

Vômito, constipação, boca seca, náusea, hipersecreção salivar. Fadiga, febre, sede. Nasofaringite, rinite, infecção do trato respiratório superior. Aumento de peso e de apetite.

Os efeitos colaterais mais comuns a longo prazo da risperidona são: ganho de peso, diminuição da libido e aumento da prolactina. Os efeitos benéficos do uso a longo prazo da risperidona são controle dos sintomas que você tem. Sugiro que converse com seu psiquiatra para melhor orientação sobre a risperidona e seu caso.

Risperidona pode ser administrada uma ou duas vezes ao dia. A dose inicial recomendada é de 2 mg/dia. A dose pode ser aumentada para 4 mg no segundo dia. A partir de então a dose deve permanecer inalterada, ou ser posteriormente individualizada, se necessário.

A risperidona é indicada para o tratamento da esquizofrenia ou para o tratamento de outros distúrbios psicóticos, com sintomas como alucinações, delírios, distúrbios do pensamento, pobreza de discurso, agressividade, desconfiança, isolamento emocional e social, em adultos.

O uso contínuo da risperidona não impede à pessoa de trabalhar, pode labutar normalmente. Quanto aos seus colaterais também não limitam o trabalho, em pessoas mais sensitivas, quando incomodam os efeitos idiossincráticos, pode-se usar outro remédio para combatê-lo e que também não prejudicam seu afazer do dia a dia.

A Risperidona tem efeito sedativo dentro de 1 a 2horas da tomada, em média, até no máximo 4horas. Abraço!

Comprimidos Revestidos brancos, oblongos e sulcados contém 1 mg de Risperidona. Tomar o medicamento 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite, com as refeições ou entre elas, com uma boa quantidade de água, conforme orientação médica.

Risperidona é para depressao? Só se a depressão for a nível psicótica ou uma manifestação de uma psicose é que pode ser indicado risperidona.

Risperidona também melhora a ansiedade, a tensão e o estado mental alterado por estes transtornos. Risperidona pode ser usado tanto em quadros de início súbito (agudos) como nos de longa duração (crônicos).

Risperidona é indicada, por até 12 semanas para o tratamento de transtornos de agitação, em pacientes com demência do tipo Alzheimer moderada a grave.

Não se conhece o mecanismo pelo qual as medicações do grupo da risperidona (antipsicóticos "atípicos" ) levam ao aumento de peso, mas o risco realmente existe. Deve-se adequar à dieta à nova realidade, de você estar tomando a medicação.

Risperidona também pode causar o que é chamado de “anormalidades metabólicas”, incluindo um aumento do açúcar no sangue, lipídios e triglicérides que aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas na vida adulta. Estes são mais comuns em crianças com sobrepeso ou obesas.

A risperidona não atrapalha uma gravidez e não reduz a fertilidade.