O que a repressão pode causar?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Além disso, tendem a se concentrar em sua saúde física e buscar soluções voltadas para o corpo para problemas que são emocionais. Assim como uma ferida na pele pode infeccionar se não for tratada, o acúmulo de emoções pode levar ao estresse, à ansiedade e à depressão.

Cada pessoa lida com os sentimentos de forma diferente da outra. Contudo, reprimir nossas emoções pode ser perigoso, especialmente porque pode fazer com que essa sensação se torne ainda mais intensa. Quando a pessoa reprime uma emoção, significa que ela está tentando fazer com que esse sentimento não exista.

  1. 5 sintomas de que você está oprimindo seus sentimentos. Post author:DRA. ...
  2. 1 – Perda de Algumas Memórias. ...
  3. 3 – Insônia. ...
  4. 4 – Pressão Alta. ...
  5. 5 – Ganho de massa corporal.

Reprimir o que sente pode provocar um descontrole dos próprios sentimentos, comportamentos erráticos e até problemas com a saúde mental e física. Neste post, vamos ajudar você a entender que demostrar sentimentos não é tão ruim assim, e que desenvolver maturidade emocional pode trazer diversos benefícios à sua vida.

A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Este material indesejável não está geralmente sujeito à recordação voluntária consciente.

Muitas vezes, a raiva reprimida contribui para os sintomas de saúde mental relacionados à ansiedade e à depressão. Se não for tratada, também pode causar tendências de auto sabotagem, baixa autoestima, dores físicas e problemas de relacionamento.

Além disso, as emoções reprimidas também podem se manifestar por meio de sintomas físicos, como taquicardia, insônia, falta ou excesso de apetite, dores musculares.

As emoções reprimidas são aquelas que nós não queremos escutar, ou aquelas às quais damos pouca importância; no entanto, são elas as que ganham mais força e acabam liderando os nossos comportamentos e pensamentos.

Por ser pesada e marcante, a mágoa costuma ser extremamente destrutiva tanto para quem a carrega, quanto para quem convive com essa pessoa (sendo esses responsáveis ou não por esse sentimento).

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Os sentimentos reprimidos são emoções que uma pessoa experimenta, mas opta por não expressar conscientemente ou suprimir em seu inconsciente. Essa repressão pode ocorrer por uma variedade de razões, incluindo medo de julgamento, conflito ou trauma emocional.

Conhecer nossos desejos reprimidos, porém, é importante para buscar ajuda. Um profissional da saúde mental, seja um psicólogo, seja um psiquiatra, vai ajudar a pessoa a encontrar alternativas para lidar com seus "desejos proibidos" de uma forma saudável.

5 chaves para liberar emoções

  1. Suas emoções são importantes. ...
  2. Seja consciente no momento de liberar emoções. ...
  3. Não espere, desabafe quando precisar. ...
  4. Não fique dando voltas nas emoções. ...
  5. Leve em conta o entorno em que você se encontra.

Como os pensamentos negativos nos afetam
Essas, por sua vez, causam estresse crônico e ansiedade, os quais perturbam o equilíbrio hormonal do corpo, combatem os neurotransmissores da felicidade (serotonina, endorfina) e desencadeiam enfermidades.