O que a rainha da Inglaterra pode fazer?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

O monarca, desde o início dos tempos, é considerado a figura responsável pela aplicação da lei, por isso até mesmo as decisões judiciais costumam fazer referência a ele, mesmo que de forma simbólica, por seu grande valor representativo.

A Rainha nunca precisou se preocupar em ser presa. Ela tem imunidade soberana e, portanto, nunca pode ser processada. Mesmo que ela não possa votar ou declarar suas opiniões políticas publicamente, a Rainha tem o poder de demitir um primeiro-ministro. No entanto, ela só pode tomar essa decisão em casos extremos.

O monarca tem a função de: assinar leis; abrir e fechar o parlamento em períodos eleitorais; e representar a construção de uma identidade nacional. No entanto, seus poderes são mais simbólicos e cerimoniais.

"As atribuições do rei nesse regime, de modo geral, são de chefe de estado, de representações diplomáticas, participar de encontros internacionais, celebrar acordos. É ele quem recebe líderes mundiais quando visitam o país.

Desses 56 países, 14 ainda mantêm o monarca do Reino Unido como chefe de Estado. São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Em geral, atuam como chefe de Estado — enquanto o primeiro-ministro é chefe de governo. O poder do monarca dentro das monarquias tende a ser vitalício e hereditário, ou seja, o poder do monarca estende-se durante toda a sua vida.

Entre seus inusitados privilégios como soberana britânica, a rainha Elizabeth II não precisava de passaporte nem carteira de motorista, comemorava seu aniversário duas vezes por ano e era dona de todos os cisnes e esturjões do país, que agora serão herdados por seu filho, Charles.

A riqueza privada da família real é gerada principalmente pelos lucros do Ducado de Lancaster, um portfólio de terras, propriedades e bens que são administrados de forma separada do patrimônio da monarquia.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

Os guardas reais da Inglaterra não podem se mexer pois eles precisam seguir um protocolo a partir do momento que fazem parte dessa profissão, sendo assim, caso descumpram isso, serão devidamente punidos.

Não encoste na rainha, e, caso ela esteja com seus cachorros, não faça carinho neles. É considerado ilegal tocá-la. 3. Ao conhecer a rainha, a forma correta de se dirigir á ela é “Sua Majestade”, e não “Sua Alteza Real”, “Elizabeth” ou “Sra.

Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II, além de ser rainha da Inglaterra, também é chefe de estado do Reino Unido. Cada um dos países também tem seus governos, mas o poder desses governos é delegado pelo parlamento do Reino Unido, que também tem o poder de legislar sobre esses territórios.

Tradição, marketing e capacidade de se adaptar aos novos tempos fazem da dinastia chefiada pela rainha Elizabeth um sucesso em pleno século 21.

O caixão da rainha e o do Duque de Edimburgo foram encomendados há 30 anos. O modelo foi desenvolvido por Henry Smith, que fechou a empresa em 2005. Ele também fez caixões de celebridades como Diana Dors, Freddie Mercury e Jimi Hendrix, aponta o jornal The Telegraph.

Subsídio Soberano
Em linhas gerais, o governo britânico fornece anualmente ao monarca um pagamento financiado pelo contribuinte, que serve para cobrir os custos dos deveres oficiais da monarquia. No ano fiscal de 2021-2022, o valor pago à Coroa foi de 86,3 milhões de libras.

Elizabeth II podia viajar sem documentos e, diferentemente de outros membros da família real, não possuía passaporte. No Reino Unido, o documento é emitido em seu nome e, portanto, ela não podia conceder a si mesma. Por esse mesmo motivo, a rainha também era isenta da obrigatoriedade da habilitação para poder dirigir.

A maior parte veio de um salto de 29% no custo de 69,3 milhões de libras (R$ 441 milhões) para manter as propriedades da monarquia, incluindo o Palácio de Buckingham, o Palácio de St. James, o Castelo de Windsor e outras residências reais.

O Reino Unido é uma união política de quatro "países constituintes": Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem o rei Carlos III como chefe de Estado.