O que a radioterapia causa na boca?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A xerostomia (boca seca) também é comum ocorrer em alguns tipos de quimioterapia e frequentemente nos tratamentos com radioterapia. “O paciente com boca seca geralmente possui acúmulo de placa bacteriana, levando ao aumento de toxinas produzidas pelas bactérias bucais, o que pode piorar o quadro de mucosite.

Estes resultados demonstraram que a radioterapia quando aplicada na região da cabeça e do pescoço provoca uma redução progressiva no fluxo e pH salivar em função do tempo. Palavras-chave: Neoplasias de cabeça e pescoço; Xerostomia; pH; Saliva.

As seguintes práticas podem ajudar a gerenciar a sensação de boca seca: Chupar balas ou mascar chicletes sem açúcar pode ajudar suas glândulas salivares a produzir mais saliva; Beba água ou outras bebidas sem açúcar com frequência.

A mucosite induzida pela quimioterapia dura geralmente uma semana e tem resolução 21 dias após a administração dos quimioterápicos. A induzida pela radioterapia permanece pelo menos duas semanas após o término da radioterapia.

A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Quanto tempo a radioterapia age no organismo? Os efeitos colaterais da radioterapia costumam desaparecer em alguns dias após o término das sessões. Outros, podem demorar alguns meses, como a perda de cabelo.

Muitos pacientes podem apresentar feridas na região da boca e na garganta que podem dificultar a ingestão de alimentos e bebidas. Isso pode levar à perda de peso e desnutrição. As feridas cicatrizam com o término da radioterapia, mas alguns pacientes podem continuar tendo problemas de deglutição por algum tempo.

Enxaguar a boca quatro a seis vezes por dia, especialmente após as refeições, com solução de bicarbonato de sódio. Beber pequenos goles de água durante todo o dia e usar saliva artificial para umedecer a boca. Mastigar chiclete sem açúcar ou chupar balas sem açúcar para aumentar o fluxo de saliva.

O envelhecimento do nosso corpo e a consequente necessidade de utilização de mais remédios nessa faixa etária (idosos) é uma das causas para o aparecimento da Xerostomia. Outras causas são o estresse e a ingestão contínua de remédios como antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos.

A radioterapia hiperfracionada realizada em pacientes portadores de tumores avançados de boca e orofaringe ocasiona xerostomia durante a sua execução por danos aos ácinos das glândulas salivares maiores quando estas se encontram presentes no campo irradiado.

A escassez dos glóbulos vermelhos (anemia), também podem contribuir para a fadiga durante a radioterapia. Portanto, a realização de exames de sangue podem ser necessários durante o tratamento para alguns tipos de câncer para garantir que você não está ficando anêmico.

A dose de radiação, o tipo de radiação, e o local da aplicação da radiação podem levar a efeitos colaterais que incluem irritação da pele, dor, fadiga, anemia, risco de infecções, alterações pulmonares, dentre outros.

O tratamento com radioterapia, ainda que muito eficiente na luta contra o câncer, infelizmente ainda apresenta alguns efeitos colaterais. São eles: mucosite, náuseas e vômitos, pele avermelhada, fadiga e infecções e sangramentos.

Consumir alimentos ricos em proteínas (leite e derivados, carnes em geral e grãos). Ajuda no sistema imunológico. Chupar gelo ou picolé pode aliviar o desconforto na boca. Beber líquidos variados, em pequenas porções, pelo menos 1,5 litro/dia.

O que é mucosite? A mucosite é uma condição bastante comum em pacientes oncológicos. Trata-se, basicamente, de feridas e lesões que surgem na boca e na garganta, causando dor e desconforto ao se alimentar. Essas feridas surgem por conta de uma inflamação na mucosa bucal e podem se tornar úlceras dolorosas.