O que a radioatividade emitida por determinadas amostras de substâncias provém?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Podemos afirmar que radioatividade emitida por determinadas amostras de substâncias provem das alterações em núcleos de átomos que as forma .

Segundo essa lei, quando um átomo radioativo emite uma radiação do tipo alfa, ele dará origem a um novo átomo com núcleo contendo dois prótons e dois nêutrons a menos, totalizando uma massa quatro unidades menor.

Tipos de Radioatividade

  • Emissões Alfa. São partículas pesadas de carga positiva, que possuem carga elétrica +2 e massa igual a 4. ...
  • Emissões Beta. São partículas leves, de carga negativa e que não contêm massa. ...
  • Emissões Gama. São ondas eletromagnéticas de altíssima frequência e que não possuem massa e carga elétrica.

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

urânio

A radioatividade natural observada nos isótopos radioativos que ocorrem espontaneamente na natureza são formados a partir de três radionuclídeos: urânio-238, urânio-235 e tório-232. Esses elementos iniciam as séries ou famílias radioativas.

A radiação ionizante é emitida por substâncias radioativas (radioisótopos), como o urânio, o rádio e o plutônio, mas pode ser igualmente produzida por dispositivos, como aparelhos de raios-X e de radioterapia.

Os elementos radioativos são aqueles cujos átomos apresentam como principal característica a instabilidade nuclear, ou seja, eliminam radiações.

Existem dois tipos de fontes radioativas: as fontes seladas e as fontes não seladas.

O corpo humano emite radiação no domínio do infravermelho, ao qual os nossos olhos não são sensíveis, mas que pode ser detectada com sensores apropriados.

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo “salta” de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). a ABSORÇÃO ocorre quando um fóton faz um elétron de um átomo “saltar” de uma órbita inferior para uma superior (excitação): um fóton é absorvido.

Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

A radiação no organismo humano produz efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. As gônadas sexuais, os pulmões, o estômago e a medula óssea apresentam uma grande sensibilidade à radiação.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

REAÇÕES NUCLEARES NATURAIS. Ocorrem em núcleos instáveis, mais conhecidos como radioativos, que se modificam espontaneamente para adquirir maior estabilidade. Nessa transformação, partículas são emitidas do núcleo com grande velocidade. É o que chamamos de emissões radioativas.

Radiação ionizante é toda forma de radiação que carrega energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Ela pode ser produzida de forma natural ou artificial, bem como pode ter natureza eletromagnética ou corpuscular, ou seja, ser formada por partículas como elétrons, núcleos atômicos etc.