O que a Psicologia tem a dizer sobre canibalismo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Outra questão é que o canibalismo foge dos preceitos morais e éticos que muitas vezes, a defesa do indivíduo que comeu carne humana alega insanidade mental, ou seja, não possuía o desenvolvimento mental mínimo necessário para tornar seu ato punível penalmente, ou que culturalmente a pessoa não está, culturalmente, ...

Nesses dois casos, o canibalismo pode trazer vantagens evolutivas no cenário reprodutivo por envolver o reaproveitamento de energia e à eliminação de indivíduos menos aptos à procriação.

Onde é comum
No reino animal, o canibalismo é mais comum em espécies de insetos e outros invertebrados, e em vertebrados como peixes e anfíbios. Embora menos comum em mamíferos e algumas aves, também é possível. Entre os animais mais conhecidos por suas tendências canibais estão as aranhas.

O canibalismo é um termo usado para definir a prática de indivíduos se alimentarem de outros indivíduos da mesma espécie. O canibalismo pode ser praticado por seres humanos, embora seja frequentemente associado com a antropofagia. A antropofagia se refere ao consumo de carne humana dentro de um ritual religioso.

Atualmente, o canibalismo é totalmente legal nos Estados Unidos (EUAS) — à exceção do estado de Idaho — e no Reino Unido, bem como em grande parte da Europa e no Japão. Por outro lado, na América existem diversas leis que impossibilitam a obtenção e o consumo legal da matéria corporal.

O canibalismo é uma forma especial de predação em que o predador mata presas pertencentes à sua mesma espécie. Esse comportamento evoluiu para reduzir a competição entre os indivíduos da população por alimento, abrigo e locais de reprodução existentes em quantidade limitada no meio ambiente.

Partindo desta ideia, explica o jurista, não há um tipo penal, ou seja, uma previsão de conduta expressa no Código Penal que considere crime o ato específico de comer a carne de alguém.

Como o canibalismo ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie, classificamos essa interação como uma relação ecológica intraespecífica. Essa relação pode ser classificada ainda como desarmônica, uma vez que um dos indivíduos é prejudicado.

Tipos de canibalismo entre os animais
Filial: quando animais adultos devoram seus próprios ovos, larvas ou os mais jovens. Esse tipo é observado em hamsters, por exemplo; Fraternal: canibalismo entre animais irmãos, podendo ser da mesma ou de outra geração.

Antropofagia é a ação de comer carne humana, o que entre humanos é também conhecido como canibalismo. A antropofagia era praticada em rituais esotéricos como forma de quem come incorporar as qualidades do indivíduo que é comido, como a bravura e a coragem de um guerreiro derrotado.

Kuru é uma doença causada por príons que agora ocorre raramente, quase nunca. Ela causa deterioração rápida da função mental e perda de coordenação. Esta doença já foi comum entre os nativos das terras altas de Papua Nova Guiné e era transmitida pelo canibalismo, que fazia parte do ritual funerário nativo.

Assim, poderiam comparar o aproveitamento nutricional da carne de homens e de outros animais. De acordo com o estudo, o corpo de um adulto de 66 quilos tem 144 000 calorias — os rins, por exemplo, possuem 376 calorias, e o fígado, 128.

O ritual do canibalismo tupinambá estava dentro do contexto da guerra entre tribos e envolvia a busca pela obtenção das qualidades dos inimigos. O termo canibalismo, ou antropofagia, designa os rituais que envolvem o consumo de carne humana pelos indivíduos que participam da celebração.

Levítico 19
“Não coma carne com sangue ainda dentro”.

Através da antropofagia, o indivíduo acumula o capital e os valores do outro sem desfalcar o seu capital cultural, soma sempre. “O outro é a possibilidade de união neste mundo em que mais e mais se perde a fraternidade universal.

A partir do século XIX, com a predominância dos costumes ocidentais e cristãos no mundo, o canibalismo foi gradualmente sendo abandonado por todos os povos que iam tendo contato com os exploradores, colonizadores e comerciantes europeus, presentes àquela altura em todas as partes do globo.

Quando descreveu o gosto da carne humana, nosso querido canibal disse que o sabor é parecido com o da carne de porco, só que mais amarga e forte.

A tribo Asmat é composta por 12 grupos subétnicos e habita a região da Indonésia.

“Vingadores: Era de Ultron” revela que o treinamento do Programa Viúva Negra submete Natasha Romanoff a uma cerimônia final de esterilização, impedindo-a de ter filhos algum dia. O objetivo era o de impedir que qualquer aspecto de sua vida tirasse o foco de suas missões.

Viúva-negra: 3 anos