O que a Psicologia fala sobre os pensamentos?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os pensamentos fazem parte da nossa essência, eles dão sentido e significado para as nossas experiências, despertam nossos sentimentos e estão presentes durante todo o tempo ao longo da nossa vida. E o simples ato de não pensar em nada já significa que você está pensando em algo.

Existem três tipos de pensamentos que competem entre si. Os pensamentos criativos, os pensamentos avaliativos e os pensamentos comparativos-compulsivos.

Uma das regiões que os cientistas já sabem que desempenha um importante papel no controle tanto das ações quanto dos pensamentos é o córtex pré-frontal. Ele atua como um regulador mestre das outras partes do cérebro – o córtex motor, no caso das ações, e o hipocampo, no caso das memórias.

Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

Quem tem pensamentos intrusivos costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, daquelas que são próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente. Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade.

Sem os pensamentos, não haveria a lei da atração, porque ao pensar, a pessoa se liga ao universo, onde as vibrações e energias circulam, atraindo situações. Dependendo dessas ondas magnéticas, os resultados podem ser positivos ou negativos. E tem mais.

Esses pensamentos aparecem, em geral, quando algo deu errado ou quando há uma discrepância (hiato, lacuna) entre o que queríamos (o ideal, a expectativa), e o que aconteceu realmente (vida real), gerando frustração.

O pensamento computacional se baseia em quatro pilares que orientam o processo de solução de problemas: decomposição, reconhecimento de padrão, abstração e algoritmo.

O pensamento diz respeito à elaboração de conceitos, articulando-os em juízos e constituindo raciocínios para solução de quaisquer problemas deparados. Conceitos seriam os significados das palavras e a capacidade de relacionar as palavras a seus significados.

1º período: sensório motor (0 a 2 anos); 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos); 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante).

Ler a mente de uma pessoa é nada mais do que observar certos sinais para inferir o que ela está pensando. Isto é diferente da telepatia — aquela habilidade sobrenatural com a qual é possível saber exatamente o que passa pela cabeça de alguém —, tendo mais a ver com o que alguns psicólogos chamam de "precisão empática".

Dicas Poderosas Para Vigiar os Pensamentos e Eliminar Ideias Negativas

  1. 1 – Tome Consciência Sobre o Que Pensa.
  2. 2 – Tenha Atenção às Informações Que Processa.
  3. 3 – Elimine a Reclamação da Sua Vida.
  4. 4 – Mude a Perspectiva.
  5. 5 – Escolha Ser Feliz!

A ansiedade é o medo de que algo no futuro possa acontecer e você sente que não tem recursos suficientes para lidar com isso. Quando ela é exagerada, ocorrem as distorções cognitivas sim. Ou seja, os seus pensamentos passam a se distanciar da realidade porque a percepção dos fatos fica alterada.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.