O que a psicologia fala sobre a solidão?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Para a psicologia, o sentimento de solidão é uma resposta emocional quando as pessoas ficam em um isolamento complexo e desagradável. Além disso, pode apresentar, de modo geral, sentimentos de ansiedade por conta da falta de conexão ou comunicação com outras pessoas.

O que é solidão? A solidão é um sentimento de desconexão com o meio que te cerca. Nem sempre quem sofre de solidão está sozinho, pois há, como veremos a frente, uma diferença entre solidão e solitude. É muito comum sentir a solidão em algum momento da vida, sobretudo em tempos de tristeza, desamparo, confusões.

Solidão é um estado mental de isolamento, de quem está só, de sentir-se separado dos outros, essa faz com que as pessoas se sintam rejeitadas, com sentimentos inconscientes de culpa, hostilidade e insegurança que bloqueiam a comunicação com os outros.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

Às vezes, admitir para si mesmo que sofre com a solidão pode ser difícil, mas é também essencial para reconhecer a origem do sentimento. Procure identificar o momento de buscar apoio de um psicólogo e não tenha medo de aceitar seus sentimentos para então poder aprender a lidar com eles.

Uma pessoa solitária tende a gostar de passar mais tempo sozinho. Embora se sinta ligada às outras pessoas e tenha amigos, estar sozinho não significa um problema. Porém, ela sente menos vontade e necessidade de estar em eventos sociais. Contudo, esses tipos de pessoas podem funcionar muito bem em ambientes sociais.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

8 tipos de solidão: qual é a sua?

  • A solidão livre.
  • A solidão autoimposta.
  • A solidão da diferença.
  • A solidão entre os outros.
  • A solidão criativa.
  • A solidão do emigrante.
  • A solidão de geração.
  • A solidão nas Redes Sociais.

A solidão é, antes de mais nada, restauradora. Um descanso da vida social, dos deveres sociais, das máscaras que vestimos tantas vezes em público. Ela é necessária, para revigorar, repousar. Por isso também o caráter profilático da solidão, que impede que nos percamos em fluxos que não são nossos!

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

A solidão é o sentimento de estar longe de si mesmo e da própria essência. Os solitários costumam dar muito valor à vida de fora, às regras da sociedade, são consumistas, envolvem-se em trabalhos, festas e compromissos em demasia, tudo para fugir de si mesmos.

As pessoas podem se sentir solitárias porque já têm uma saúde precária, o que acaba impedindo sua socialização. Há também uma terceira hipótese: pessoas solitárias podem aparecer nas estatísticas como sendo menos saudáveis porque sua solidão lhes roubou a motivação de cuidar da própria saúde.

Sem o enfrentamento necessário, a solidão pode evoluir para a depressão e, em casos mais severos, levar ao suicídio“, alerta Cecília.

O problema é quando a solidão se torna uma constante em nossa vida.
...
Dicas para lidar com a solidão

  • Comece com tarefas simples. ...
  • Avalie suas amizades. ...
  • Permita-se viver novas experiências. ...
  • Converse com as pessoas sem expectativa. ...
  • Tenha um diário ou reserve um momento para escrever. ...
  • Invista na sua autoestima.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.