O que a psicologia fala sobre a fofoca?

Perguntado por: aconceicao6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.

Quais os perigos que a fofoca traz?

  • Pode arruinar a própria pessoa.
  • Separa grandes amigos.
  • Leva outra pessoa a ira.
  • Pessoas podem perder o emprego.
  • Casais podem se divorciar.

Confira. Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Identifique as pessoas que fazem a fofoca e procure manter uma distância saudável e cordial delas. Seja claro ao se comunicar com os colegas. Confira sempre se conseguiu transmitir suas ideias corretamente, para evitar mal-entendidos e disseminação de informações equivocadas.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

"A fofoca pode alertar as pessoas sobre outras pessoas perigosas e também ajuda a construir laços sociais entre as pessoas que fofocam", diz Martinescu. "Com o tempo, a fofoca pode ajudar as pessoas a perceberem que compartilham valores e experiências, o que pode ajudar a aproximá-las."

Por que as pessoas gostam de fazer fofocas? A fofoca, porém, pode ser vista como ato social, a fim de aproximar e criar relacionamentos. Em contrapartida, quando por finalidade de “falar mal” de indivíduos alheios, esse ato social é inteiramente negativo, como esclarece Ana Maria.

1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Sabe aquela fofoquinha aleatória, inocente e principalmente quando fala de alguém positivamente? Então, ela faz bem pra sua saúde. Pesquisadores e cientistas da Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, comprovaram que a fofoca tem efeito positivo sobre a rotina e saúde das pessoas.

Tipos de fofoca
Fofoca puxa-saco: História inventada na intenção de agradar e satisfazer o chefe e os níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É usada com a finalidade de “limpar a barra” ou dar popularidade ao fofoqueiro. Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida. Estamos falando de algo muito sério, caro leitor. É preciso ter consciência do poder das palavras, ou sofreremos todos com as consequências delas.

Talvez o fofoqueiro sinta inveja da sua aparência, dos seus talentos ou da sua popularidade, usando palavras maldosas como uma forma de magoá-lo. Identifique a baixa autoestima. Outra característica muito comum nos fofoqueiros é a baixa autoestima — eles podem falar mal de alguém para se sentirem melhor consigo mesmos.

Significado de Fofoqueiro
substantivo masculino Quem faz fofocas, mexericos; mexeriqueiro. Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Como acabar com a fofoca no ambiente de trabalho

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. Optou por ouvir o fofoqueiro?. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

É preciso atentar-se para que que a mentira não se torne algo prejudicial em algum momento.
...
8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Robbins diz que há pesquisas indicando que as fofocas podem servir como uma verificação do comportamento moral das pessoas, porque nos preocupamos com nossa reputação e com o risco dos outros fofocarem sobre nossas más decisões.