O que a psicologia fala sobre a beleza?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A beleza física não é tudo. Na verdade, o peso que a beleza física desempenha em nossas emoções tem um objetivo claro e fugaz: a paixão. Já a beleza psicológica é algo que vai além das aparências: através dela nos apaixonamos e apenas através dela nos despimos.

A princípio, as primeiras consequências da busca por padrões de beleza idealizados são os problemas emocionais como os sintomas de estresse, depressão, ansiedade, etc. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão, por exemplo, atinge 12 milhões de brasileiros.

Como experiências pessoais os cientistas consideram desde rostos que marcaram nossa infância, como o da(o) primeira(o) namorada(o), até os de artistas famosos, que vemos todos os dias na mídia. Quanto mais familiar um rosto — explicam —, maior a chance de ele ser considerado bonito.

Existem várias visões do que pode ser o belo ou feio, porém, é um consenso de que não existe uma definição universal para beleza ou feiura. Ao se analisar uma obra de arte, leva-se em consideração mais do que o seu apelo sensorial, mas também o contexto social e histórico em que está inserida.

A estética vem auxiliar na melhora da autoestima promovendo saúde e bem-estar físico e mental, através de tratamentos e terapias alternativas que trazem sensação de segurança, conforto e tranquilidade.

Conforme os limites pela busca na beleza na sociedade brasileira a pessoa está decidida a tudo para estar dentro do que ela pensa ser bonito, arriscando sua vida. Além disso o indivíduo que procura sua estética impecável pode sofrer por depressão, ansiedade, bulimia, e insegurança.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

Sabe-se que os padrões de beleza têm grande influência na vida das pessoas atualmente, e grande parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.

Sentir-se bem vai além de como nos olhamos no espelho. O corpo perfeito é aquele que funciona bem, que tem os nutrientes que precisa e é sinônimo de saúde. Por isso, para muito além do emagrecimento e do peso ideal, cuide do seu corpo para que ele possa te acompanhar por muitos e muitos anos no futuro.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Existem 7 bilhões de corpos no mundo fora dos padrões de beleza. Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.

A boa aparência é algo que vai muito além da vida pessoal, influenciando diretamente no seu sucesso profissional. Em especial em algumas profissões — como recepcionistas, vendedores de lojas, atores e modelos, por exemplo — a aparência física é algo extremamente importante.

O bonito é o sorriso de uma pessoa, é o olhar sereno, é a conversa mansa, é a credibilidade passada, é o sentimento verdadeiro de uma amizade, é apostar no outro de qualquer forma.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

O belo, sem dúvida, é algo que nos atrai, mas apenas inicialmente. O que nos mantém fascinados é a admiração que temos pelo outro, fruto da maneira como expressa a sua determinação, a sua atitude e seus valores.

"A beleza está nos olhos de quem vê"
Pois saiba que isso tem uma explicação científica! Segundo um estudo, o fato dos rostos simétricos serem considerados mais bonitos, ocupam apenas 50% desse senso comum. A outra metade é algo totalmente pessoal e único, levando você a encontrar beleza onde ninguém mais vê.